O que acontece com os jogadores que têm contrato até dezembro se a temporada for estendida para 2021?

Fifa anunciou propostas para auxiliar clubes após o retorno do futebol

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: Montagem Torcedores.com

Com a pandemia de coronavírus e a longa paralisação do futebol, o calendário brasileiro deve sofrer alterações neste ano. A principal delas é a extensão da temporada até 2021, algo que já é debatido entre a CBF e os clubes da Série A. Porém, caso a mudança seja aprovada, o que aconteceria com os jogadores que têm contrato apenas até 31 de dezembro?

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Em contato com o Torcedores.com, o advogado especializado em esportes, João Henrique Chimminazzo, explicou que em diversos vínculos há uma previsão de extensão automática em situações como a que estamos vivendo atualmente.

“A gente precisa analisar pontualmente cada caso, mas diversos contratos têm uma previsão padrão que caso a competição se estenda além do prazo do contrato por motivos de força maior, como está sendo agora, o vínculo é prorrogado automaticamente até o último jogo. O clube que tem essa cláusula no contrato vai se valer dela. Já os que não têm vão ter que sentar e negociar a prorrogação. Acredito que para os jogadores também é interessante, então não deve ser o maior dos problemas”, explicou.

A Fifa também anunciou propostas para auxiliar os clubes e a prorrogação automática dos vínculos até o último jogo da temporada é uma delas. Os contratos iniciados no dia 1º de janeiro também sofreriam a mesma alteração. Ou seja, só começariam a valer na data de abertura da temporada seguinte. As medidas ainda irão a votação entre as confederações.

LEIA MAIS

Com contrato até o fim do ano, 85 jogadores podem não terminar a temporada 2020 em seus clubes

CBF faz reajuste e Copa do Brasil terá premiação ainda maior em 2020; veja valores

Rede Globo x TNT: veja como ficará a divisão de TV no Brasileirão 2020