Home Futebol Pacaembu foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950; relembre

Pacaembu foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950; relembre

No Mundial disputado no Brasil, seis jogos foram realizados no Paulo Machado de Carvalho. O icônico estádio paulistano completa 80 anos nesta segunda (27).

Cássio Cundari
Colaborador do Torcedores.com.

Na fase do grupos da competição, foram disputados três jogos na capital paulista. O primeiro foi entre Suécia e Itália, no dia 25 de junho. Os suecos levaram a melhor e surpreenderam os campeões do mundo. Destaque para a atuação de Hans Jeppsson, autor de dois gols na vitória por 3 a 2.

PUBLICIDADE

Três dias depois, o Pacaembu recebeu a seleção brasileira, em jogo válido pelo Grupo 1. Com gols de Alfredo e Baltazar, o Brasil vencia a Suíça até o final da segunda etapa. Aos 43 minutos, Jackie Fatton marcou seu segundo gol na partida e sacramentou o surpreendente empate em 2 a 2.

No dia 2 de julho, a seleção italiana voltou a atuar no Pacaembu mas já sem chances de classificação. O empate em 2 a 2 diante do Paraguai, no Durival de Britto, em Curitiba, já tinha garantido à Suécia o primeiro lugar do Grupo 3. Com a vitória por 2 a 0 diante dos paraguaios, a “Azzura” se despediu de forma honrosa do Mundial.

PUBLICIDADE

Fase Final

No quadrangular final, as disputas da Copa do Mundo ficaram restritas a Maracanã e Pacaembu. No dia 9 de julho, jogando na capital paulista, Uruguai e Espanha empataram em 2 a 2. Ghiggia e Varela marcaram para a Celeste enquanto Basora foi o autor dos dois gols da Fúria.

No dia 13 de julho, o Uruguai voltou a jogar em São Paulo, desta vez contra os suecos (foto). Os europeus saíram na frente com Palmer mas Ghiggia, o carrasco da final contra o Brasil, empatou ainda no primeiro tempo. No minuto seguinte, Sundqvist colocou a Suécia novamente na frente. Só que no segundo tempo, Miguez marcou duas vezes e fechou o placar em 3 a 2 para o Uruguai.

No fatídico 16 de julho, Suécia e Espanha fizeram a despedida do Estádio Paulo Machado de Carvalho no Mundial. Enquanto o Brasil deixava o título escapar para o Uruguai, em pleno Maracanã, os suecos garantiam o terceiro lugar simbólico da competição ao vencerem por 3 a 1. Sundqvist, Mellberg e Palmer marcaram para a Suécia enquanto Zarra descontou para a Espanha, anotando o último gol no Pacaembu em Copas do Mundo.

LEIA MAIS
A Copa do Mundo em São Paulo

PUBLICIDADE