Home Futebol O atual panorama de retorno aos treinamentos dos clubes europeus

O atual panorama de retorno aos treinamentos dos clubes europeus

Considerando as cinco principais ligas europeias, apenas os clubes alemães já retornaram à rotina de treinamentos em meio à pandemia do novo coronavírus

Por Leonardo Beltrami Cavallaro em 11/04/2020 21:21 - Atualizado há 4 anos

A Bundesliga, Serie A, La Liga, Premier League e Ligue 1 tiveram que ser paralisadas em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus. Ainda cientes das medidas de segurança que devem ser realizadas e privilegiadas neste momento de crise da saúde pública, os países em questão tentam estabelecer um horizonte de retorno do futebol.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

E a primeira liga que deu o primeiro passo para a retomada do esporte foi a alemã. Na última segunda-feira (06/04), os clubes da Alemanha voltaram à sua programação de treinamentos. Ainda preocupados em conter a disseminação da Covid-19, times como o FC Bayern, Wolfsburg, Eintracht Frankfurt e outros optaram por organizar treinos com os jogadores divididos em pequenos grupos e mantidos a uma distância segura entre eles. Além disso, outra medida tomada foi realizar os treinos com os portões fechados para a imprensa e para o público.

Contudo, vale ressaltar que, apesar da retomada dos treinamentos e da Alemanha ser, entre os cinco países em questão, o menos seriamente afetado pela pandemia, a Liga Alemã deixou bem claro que a saúde é a principal prioridade neste cenário atual e que não sabe quando ou se a temporada retornará.

Já na Itália, a situação é completamente diferente. Com mais de 152 mil casos confirmados e mais de 19 mil mortes provocadas pela Covid-19 – de acordo com o balanço feito neste sábado (11/04) – a pandemia do novo coronavírus ainda é uma realidade no país. Até por isso, projetar algum retorno do campeonato italiano é irreal nessas circunstâncias.

Mesmo assim, a Liga e a Federação trabalham com três datas de uma possível volta da Serie A. A primeira diz respeito a uma retomada a partir de 23 de maio, a segunda trata para o final de semana seguinte (30 de maio) e a terceira prevê o regresso da competição no dia 7 de junho. Entretanto, analisando o atual momento do país, é muito improvável que alguma dessas projeções se concretize. Com isso, é bem plausível que os clubes italianos retornem à rotina de treinos somente em meados de maio.

A Espanha vive uma situação muito semelhante à Itália. Sendo o segundo país europeu mais acometido pela Covid-19, a pandemia do novo coronavírus ainda está em evidência na terra do flamenco. Devido a isso, projetar um retorno do campeonato espanhol também é utópico neste momento.

Apesar disso, Javier Tebas, presidente da Liga Espanhola, traçou um planejamento que contém três datas de uma recuperação da La Liga: 28 de maio, 6 de junho ou 28 de junho. A última, é claro, parece ser mais razoável. Ainda assim, não há nenhuma evidência de que será possível o campeonato espanhol retornar neste dia.

Com relação ao regresso dos treinamentos, a Real Sociedad, de acordo com os jornais espanhóis, pretende retomar aos trabalhos na próxima semana. Todavia, este retorno não deve acontecer, em virtude de que o Governo espanhol estabeleceu um prazo de quarentena até 26 de abril, com a intenção já expressada de prolongá-la por 15 dias a mais. Dessa forma, a equipe basca e os outros clubes espanhóis devem retomar à rotina de treinos no meio de maio.

Na Inglaterra, a Premier League relutou até o último instante para a continuidade do campeonato. No entanto, após uma crescente disseminação do novo coronavírus, o seguimento do campeonato inglês teve que ser interrompido. Houve até, inclusive, quem dissesse que a PL deveria ser cancelada. Mas a tendência é, como afirmou a Federação após disponibilizar uma nota oficial depois de uma videoconferência com os 20 clubes, que o torneio prossiga e seja finalizado com as 38 rodadas, uma vez que é consenso entre os vinte times e a Federação que todos os jogos da liga e da copa têm de ser realizados. Ainda assim, a mesma declarou que a temporada só será completada com a devida autorização do Governo e das autoridades médicas. Portanto, a priori, as equipes devem voltar aos treinamentos em maio, ou até mesmo em junho.

Mas, em contraste com a provável sequência da Premier League, a FA (The Football Association), a entidade que controla o futebol na Inglaterra, já confirmou o cancelamento da sétima divisão em diante e das ligas de futebol feminino, sem que haja equipes campeãs ou rebaixadas nessas competições.

E por último, na França, os clubes e a Liga mantêm uma linha de cautela no momento de recomeçar. Há uma possibilidade de que a temporada seja retomada somente em junho, com a recuperação dos treinamentos das equipes somente em meados de maio.

LEIA MAIS:

https://www.torcedores.com/noticias/2020/03/rafael-oliveira-muitas-perguntas-sobre-o-futuro-da-premier-league-2019-20

https://www.torcedores.com/noticias/2020/03/prejuizo-futebol-7-5-bi-de-euros-la-liga

 

Exit mobile version