Home Futebol Romário, Alex… 10 jogadores que poderiam ter disputado a Copa de 2002, mas foram ‘esquecidos’ por Felipão

Romário, Alex… 10 jogadores que poderiam ter disputado a Copa de 2002, mas foram ‘esquecidos’ por Felipão

O Brasil conquistou a Copa de 2002, mas até hoje tem gente que questiona a ausência de nomes como Romário e Alex

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O pentacampeonato mundial conquistado pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002 completa 18 anos em 2020, e até hoje alguns jogadores que ficaram fora da lista final de convocados do técnico Luiz Felipe Scolari lamentam ou questionam a decisão do treinador.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Se você estivesse no lugar de Scolari, teria deixado Romário, que já havia disputado e vencido a Copa de 1994, fora da lista? E o meia Alex, que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores sob o comando do próprio Felipão e era um dos destaques do Palmeiras na época? Em entrevistas pós-Copa do Mundo de 2002, o treinador justificou as ausências dos dois jogadores, justamente os que mais causaram surpresa e ‘polêmica’ na época.

PUBLICIDADE

“(O Alex) Não foi porque eu não o escolhi. Porque naquele momento a gente tem que examinar como é que pode acontecer alguma lesão a mais na equipe e onde é que nós íamos precisar de um jogador que compusesse mais a equipe taticamente. Então, como nós já tínhamos os meia que iam para frente, nós tínhamos que ter um meia que voltasse, que recuasse, que tivesse um pouco mais de participação defensiva, se precisasse. E aí eu escolhi o Ricardinho“, explicou Felipão em entrevista ao “Bola da Vez”, da ESPN Brasil,

“Foi isso. Não teve nenhuma interferência de ninguém. E é bom que eu explique isso para que todos fiquem sabendo (…) ninguém nas minhas duas passagens pela Seleção escalava. É o técnico que organiza, que escolhe, que manda, e tudo o mais“, completou o treinador.

LEIA MAIS:
Em que times jogavam os campeões da Copa do Mundo de 2002?
Goleadas, golaços e sufoco: relembre o caminho do Brasil na Copa do Mundo de 2002

Sobre Romário, Felipão cita o episódio de uma operação no olho como principal motivo da ausência do atacante na Copa de 2002. “Eu e o time precisávamos do apoio dele naquela hora e aí surgiu a história da tal operação no olho: num primeiro momento, me conformei, afinal, tratava-se de um problema de saúde. Mas, depois, o que eu soube? Que ele não ficou de repouso coisa nenhuma: foi fazer amistosos com o Vasco, pra ganhar uma grana em dólares”, contou o treinador em uma entrevista ao jornal ‘O Globo’.

PUBLICIDADE

Em 2018, durante participação em um congresso de futebol em Bilbao, na Espanha, Felipão voltou a falar sobre a ausência de Romário em 2002. “Às vezes, um jogador melhor tecnicamente não é o melhor para a equipe. A decisão mais difícil que tive na Copa de 2002 foi convocar o Ronaldo e deixar Romário fora.”

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.ex.co/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

[playbuzz-item item=”ee1fb39b-7a66-49af-80a2-7f8560ee0a67″ wp-pb-id=”695259″]