Home Futebol Por questão de segurança, VAR pode ser excluído da Liga dos Campeões

Por questão de segurança, VAR pode ser excluído da Liga dos Campeões

UEFA pode tomar decisão, visto a incapacidade de manter a distância social entre os árbitros na sala do VAR

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

Nesta quinta-feira (23), a UEFA pode anunciar a exclusão do VAR para o restante da Liga dos Campeões, caso a competição retorne nesta temporada. O comitê Executivo da entidade irá se reunir para tomar a decisão. A medida também pode afetar o restante das partidas da Liga Europa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJVa253MXFDeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

PUBLICIDADE

A informação veio da RCM Sport, que afirmou que essa é uma das medidas que o maior órgão do futebol europeu irá debater na próxima reunião. Fica impossibilitado manter árbitros reunidos na sala de controle. Em decorrência das medidas de segurança, não seria possível manter a distância mínima de dois metros entre os profissionais.

Uma possibilidade considerável, seria colocar telas de acrílico entre os vários membros do público que se reúnem em uma sala do VAR. No futebol francês, por exemplo, já foram abertos os debates para resolver o problema.

Implantação do VAR

O árbitro assistente de vídeo (VAR), começou a ser implantado em 2016, em um jogo entre duas equipes reservas na United Soccer League, liga de futebol profissional dos Estados Unidos. Após isso foi novamente utilizado em um amistoso entre França e Itália.

A primeira grande competição a contar com o VAR, foi a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizada em 2016. A primeira liga nacional a utilizar o árbitro de vídeo foi a A-League, da Austrália. Com o passar do tempo, as principais ligas europeias, como a Premier League, Bundesliga e La Liga,  foram aderindo à tecnologia do árbitro de vídeo, que também foi usado na Copa do Mundo de 2018.

PUBLICIDADE

O VAR foi utilizado pela primeira vez no Brasil no Campeonato Pernambucano. Outros campeonatos regionais usam a tecnologia a partir das fases eliminatórias. A Copa do Brasil  utilizou pela primeira vez em 2018 e o Campeonato Brasileiro em 2019.

Retorno da Liga dos Campeões e Liga Europa

Segundo a Sky Sports, tanto a Liga dos Campeões, quanto a Liga Europa podem retornar em agosto deste ano. Segundo a emissora, a UEFA esperaria que as ligas nacionais acabassem até julho, para definir as continentais no mês seguinte. A temporada 2020/2021 só iria começar em outubro. A entidade continuará mantendo contato com os clubes, através de reuniões para debaterem os assuntos. Ambos tomarão as melhores decisões.

LEIA MAIS:

Revista revela que Bundesliga pode retornar com a presença de até 300 torcedores por partida

PUBLICIDADE