Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol Relembre os vencedores dos principais campeonatos em 2001

Relembre os vencedores dos principais campeonatos em 2001

Atlético Paranaense conseguia seu primeiro título nacional, enquanto o Grêmio se tornava o maior vencedor da Copa do Brasil

Por Raphaela Silva em 22/04/2020 07:30 - Atualizado há 1 semana

Grêmio campeão da Copa do Brasil em cima do Corinthians em 2001
Arquivo/Grêmio

O ano de 2001, antecedente à Copa do Mundo, foi marcado por inúmeros gols nos campeonatos nacionais e Internacionais. Teve título inédito no Campeonato Brasileiro, Boca Juniors dominando a América, Grêmio desempatando com o Cruzeiro em relação à títulos da Copa do Brasil e muito mais. Relembre os vencedores dos principais campeonatos no ano de 2001.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJPeGZZUkV1TyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

CAMPEONATO BRASILEIRO – ATHLETICO PARANAENSE

O Athletico Paranaense conquistou seu primeiro título nacional e tornou-se o décimo sétimo campeão em 43 edições do campeonato. Ainda no antigo mata-mata, o furacão passou pelo São Paulo na semifinal, ao vencer por 2-1. Nas quartas, eliminou o Fluminense ao vencer os cariocas por 3-2.

Na final, enfrentou o São Caetano. No primeiro jogo, goleou o time do ABC paulista por 4-2 , na Arena da Baixada. No segundo e decisivo jogo, voltou a vencer o adversário, desta vez por 1-0, no Anacleto Campanella.

COPA DO BRASIL – GRÊMIO

A edição da Copa do Brasil de 2001, foi a primeira a não contar com os clubes brasileiros classificados para a Libertadores. Grêmio e Corinthians foram os finalistas da edição. O jogo, inclusive, será reprisado nesta quarta-feira (22), a partir das 17h, no Globoesporte.com. 

O Grêmio era comandado por Tite e buscava seu quarto título da competição, tentado desempatar com o Cruzeiro. Enquanto o Corinthians, até aquele ano, tinha somente um título da Copa do Brasil, conquistado em 1995.  O time paulista, comandado por Vanderlei Luxemburgo no banco e por Marcelinho Carioca em campo, abriu dois gols de vantagem, mas viu o tricolor gaúcho empatar a partida.

No segundo e decisivo jogo no Morumbi, o Grêmio não tomou conhecimento dos paulistas e marcou 3 gols, com Marcelinho Paraíba, Zinho e Marinho. Ewerthon  marcou para o Corinthians. Final: Corinthians 1-3 Grêmio. Festa tricolor pelo Brasil com o quarto título dos gaúchos, se tornando, naquele ano, o maior vencedor da Copa do Brasil.

LIBERTADORES – BOCA JUNIORS

O Boca Juniors, que havia vencido a edição anterior da Libertadores, chegava a decisão novamente. Após eliminar o Palmeiras nas semifinais, o time argentino fez a decisão contra o Cruz Azul, do México. O time do craque Juan Román Riquelme venceu fora de casa por 1-0 e perdeu no La Bombonera pelo mesmo placar.

Nos pênaltis, o argentinos se deram melhor. Riquelme marcou uma das três penalidades convertidas pelo Boca, enquanto o Cruz Azul converteu apenas uma. Aquele era apenas o tricampeonato da Libertadores do Boca Juniors, que voltaria a ganhar a competição em 2003 e 2007, em cima do Santos e do Grêmio, respectivamente.

LIGA DOS CAMPEÕES 2000/2001 – BAYERN DE MUNIQUE

Na maior competição de clubes europeia, o Bayern de Munique voltava a conquistar a Europa após 25 anos na fila. Na final, contra o Valência, o jogo ficou empatado em 1-1. Na disputa de pênaltis, os alemães erraram duas penalidades, enquanto os espanhóis erraram três. O resultado ficou Bayern 5 x 4 Valência. A final foi jogada no estádio San Siro, na cidade de Milão, na Itália.

MUNDIAL/ COPA INTERCONTINENTAL – BAYERN DE MUNIQUE

Após conquistar a Europa, o Bayern de Munique tinha o desafio de vencer o Boca Juniors, campeão da Libertadores da América. A partida ficou no empate sem gols no tempo normal. Na prorrogação, o ganês Samuel Osei Kuffour marcou o gol da vitória que garantiu o título para o clube alemão.

OUTROS CAMPEONATOS

Mineiro – América Mineiro

Paulista – Corinthians

Carioca – Flamengo

Campeonato Gaúcho – Grêmio

Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense

Campeonato Baiano – Bahia

Campeonato Cearense – Fortaleza

Campeonato Pernambucano – Náutico

Copa do Nordeste – Bahia

Torneio Rio-São Paulo –  São Paulo

Copa Sul-Minas –  Cruzeiro

LEIA MAIS:

Por onde andam os jogadores dos Santos de 2015

Por onde anda Renan Mota, atacante revelado pelo Santos que pediu música na live do Raça Negra

 

 

 

Exit mobile version