Home Futebol 18 tragédias que abalaram o mundo do esporte

18 tragédias que abalaram o mundo do esporte

No dia do silêncio, relembre as tragédias que pararam e comoveram o mundo esportivo

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

No dia 7 de maio é comemorado o dia do silêncio. A data é uma forma de conscientizar a população sobre os males que a poluição sonora pode provocar na vida das pessoas. No mundo do esporte, o silêncio muitas vezes é usado quando ocorre uma tragédia, seja com atletas, torcedores ou pessoas ligadas a alguma modalidade. O Torcedores.com listou algumas tragédias que abalaram o mundo esportivo. Relembre!

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJUSnBBajBSTCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Acidente com o avião da Chapecoense

Em 2016 boa parte do elenco da Chapecoense viajava à  Medellín para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, quando o avião caiu pouco antes de chegar ao destino. Na tragédia morreram 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, jornalistas e tripulantes.

Ayrton Senna

No dia 1º de maio de 1994, uma colisão do carro de Ayrton Senna em uma barreira de concreto, matou o piloto brasileiro da Fórmula 1 no Grande Prêmio de San Marino.

PUBLICIDADE

Liverpool x  Nottingham Forest

A “Tragédia de Hillsborough”  ocorreu no dia 15 de abril de 1989, em uma partida entre Liverpool e Nottingham Forest, pelas semifinais da Taça da Inglaterra. Por causa da superlotação no Estádio Hillsborough, 96 torcedores do Liverpool morreram pisoteados  e outros 766 ficaram feridos. Até hoje é considerada uma das maiores tragédias do futebol mundial, sendo a maior da Inglaterra.

Acidente aéreo com o Pakhtakor Tashkent

Em 1979, depois de uma colisão aérea entre dois aviões russos, todo o time de futebol do Pakhtakor Tashkent, do Uzbequistão, morreu.

Seleção de Esgrima de Cuba

Pouco tempo após a decolagem, o avião que levava a Seleção de Esgrima de Cuba explodiu. Duas bombas estavam implantadas no avião. O acidente, que ocorreu em 1976, matou 24 atletas.

Incêndio no Ninho do Urubu

No dia 8 de fevereiro de 2019, um incêndio no alojamento do Flamengo matou 10 jovens, com idades entre 14 e 17 anos, que buscavam uma carreira no futebol. Outros três atletas da base ficaram feridos.

PUBLICIDADE

Desastre de Torino

Uma das maiores tragédias do futebol ocorreu em 1949. Parte do time do Torino morreu após o avião que levava a equipe se chocar com uma torre basílica de Turim.

Seleção de boxe dos EUA

Em 1980 a Seleção de Boxe dos Estados Unidos perdeu 22 atletas em acidente aéreo na Polônia.

Desastre de Munique

Em 1958 um avião caiu em Munique e matou 23 pessoas, dentre elas, 8 eram jogadores do Manchester United.

Graham Hill

O bi-campeão da Fórmula 1 morreu depois que o avião bimotor onde estava, se chocou com algumas árvores, em 1975.

PUBLICIDADE

Lokomotiv Yaroslav

Em 2011 um acidente aéreo matou todos os integrantes de um time de hóquei no gelo da Rússia.

Rocky Marciano

O boxeador que inspirou o filme Rocky Balboa, morreu em 1969 em um acidente aéreo.

Seleção de futebol da Zâmbia

Em 1993 o avião que transportava a seleção da Zâmbia rumo as eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, explodiu pouco tempo depois de decolar.

A Tragédia dos Andes

Um avião que levava o time de rúgbi do Uruguai  caiu na Cordilheira dos Andes, em 1972. O desastre matou 16 pessoas, as 13 pessoas que sobreviveram tiveram que praticar a antropofagia para não morrerem de fome. A tragédia foi relatada anos depois no filme Vivos, de 1993.

PUBLICIDADE

Acidente trágico com Kobe Bryant

No dia 26 de janeiro de 2020, o ex-jogador de basquete e ídolo do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, morreu após um acidente de helicóptero. Sua filha Gianna e outras sete pessoas também morreram na tragédia.

Seleção de Futebol da Dinamarca

Rumo aos jogos Olímpicos de Roma, em 1960, o avião que transportava a Seleção de Futebol da Dinamarca caiu e matou 8 jogadores.

Acidente trágico com Emiliano Sala

No dia 21 de janeiro de 2019, o jogador argentino de 28 anos, Emiliano Sala morreu em um acidente de avião no Canal da Mancha. O jogador, que estava no Nantes, iria jogar no Cardiff. Seu corpo foi encontrado no dia 7 de fevereiro daquele ano.

Acidente The Strongest

Em 1969 morreram 16 jogadores do elenco do time boliviano em um acidente de avião na  região montanhosa de La Cancha.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Vanessa Bryant compartilha carta de aniversário deixada por Kobe

4 jogadores brasileiros que voltaram aos clubes onde foram revelados para se aposentarem

PUBLICIDADE

Coronavírus: Nike doará mais de 140 mil produtos, entre tênis e pares de meias para profissionais da saúde