29 jogos em 57 anos: o histórico da Seleção Brasileira no Morumbi
Estreia em 1953 contra a Argentina foi a única derrota da Seleção Brasileira atuando no Morumbi em 29 jogos realizados na casa são-paulina
Lucas Figueiredo/CBF
A Seleção Brasileira atuou em diversas sedes aqui no Brasil, mas o Morumbi é um dos principais locais no país e os maiores representantes do país possuem um ótimo aproveitamento. Em 29 jogos disputados na casa são paulina, a seleção só foi derrotada uma única vez – justamente em sua estreia.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ3ck5ORE1tYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O Brasil estreou no Morumbi em 13 de abril de 1963 contra a Argentina pela final da Copa Roca. O jogo era muito aguardado por todos pois além de reunir duas das maiores seleções do continente ainda trazia o time verde e amarelo que era o atual bicampeão da Copa do Mundo. No entanto, o final do jogo foi amargo para a Seleção Brasileira que foi derrotada por 3 a 2 com Pepe sendo o autor dos dois primeiros gols do país no Cícero Pompeu de Toledo.
O segundo duelo e o que marca o início do período de invencibilidade da Seleção Brasileira no Morumbi aconteceu em 4 de junho de 1966. O Brasil enfrentou o Peru e goleou por 4 a 0 com direito a gol de Pelé. O Rei do Futebol atuou em diversas partidas no estádio e marcou em outras três oportunidades. Desde então, a seleção fez mais 27 jogos com 18 vitórias e 9 empates sendo o último no duelo pela Copa América de 2019 quando os comandados de Tite golearam a Bolívia na abertura do torneio por 3 a 0 com dois gols de Coutinho e um de Everton Cebolinha.
Clima tenso
Apesar do Morumbi ter sido tão presente na história da Seleção Brasileira, o palco é um marco pela impaciência da torcida com as apresentações do time. Na própria estreia da Copa América no ano passado, a equipe fez um primeiro tempo nervoso e foi para o intervalo do jogo sem marcar gols. Irritada com o que vinha sendo apresentado, os torcedores vaiaram a atuação da equipe que depois acabou revertendo e estreando na competição com o pé direito.
Estatísticas da Seleção Brasileira atuando no Morumbi
Retrospecto: 29 jogos – 19 vitórias, 9 empates e 1 derrota;
Artilheiros: Zico (5), Pelé (4) e Careca (4)
Primeiro jogo: Brasil 2×3 Argentina – 13/04/1963
Último jogo: Brasil 3×0 Bolívia – 14/06/2019
Maior vitória: Brasil 6×0 Venezuela – 20/08/1989 – Eliminatórias da Copa
Maior derrota: Brasil 2×3 Argentina – 13/04/1963
Maior público: Brasil 0x0 Áustria – 01/05/1974 – Amistoso – 122.849 torcedores
LEIA MAIS:
Maior público do Morumbi foi registrado em título marcante para o Corinthians; relembre

