Home Futebol Você sabe qual é a capacidade de público do Morumbi?

Você sabe qual é a capacidade de público do Morumbi?

Estádio com muita história coleciona alguns dos maiores públicos nacionais, mas atualmente teve capacidade reduzida por medidas de segurança

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O estádio do Morumbi é um dos maiores estádios da América do Sul e ainda é o maior palco particular do Brasil. Inaugurado há 50 anos atrás, a casa do São Paulo atualmente tem uma capacidade muito menor do que quando foi inicialmente planejada.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A capacidade inicial de público que o Morumbi recebeu após 18 anos de obras foi de 149.908 pessoas. No entanto, as medidas de segurança aumentaram ao longo dos anos e o estádio teve que reduzir aos poucos a quantidade de torcedores nas arquibancadas. Com isso, os públicos constantemente visto que alcançavam a lotação máxima do estádio deixaram de existir desde o final dos anos 90 até os atuais dias.

Apesar da capacidade alta, o Morumbi recebeu alguns jogos que ultrapassaram o limite de quase 150 mil torcedores. Atualmente, o São Paulo reduziu a quantidade de público e o estádio pode receber até 66.795 pessoas por jogo. Nos últimos anos, o clube tem conseguido realizar algumas partidas que alcançaram próximo do limite da capacidade.

PUBLICIDADE

Público em 2019 e 2020

Em 2019, o maior público que o São Paulo recebeu no Morumbi foi de 58.713 em um duelo sem gols contra o Corinthians pelo Paulistão. Em duelos pela Libertadores e alguns anos em que o clube brigou contra o rebaixamento, a torcida lotou o estádio que esteve entre as maiores médias de público do país nos últimos anos.

Neste ano, o clube realizou cinco partidas no Morumbi e teve média de 27.253 torcedores. O clube teve o estádio em duelos pelo Campeonato Paulista e contra a LDU do Equador pela segunda rodada da Copa Libertadores. A maior presença do público em 2020 foi contra o Corinthians pela primeira fase da competição quando 44.208 torcedores presenciaram um novo empate sem gols.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Morre Vadão, ex-treinador de Corinthians, São Paulo e seleção feminina, vítima de câncer

Palmeiras x São Paulo: relembre como surgiu o Choque-Rei

São Paulo recebeu equipe europeia em inauguração do Morumbi