Home Futebol São Paulo recebeu equipe europeia em inauguração do Morumbi

São Paulo recebeu equipe europeia em inauguração do Morumbi

Estreia do Morumbi foi diante de equipe portuguesa e o jogo terminou com vitória do Tricolor com gol de cabeça de Peixinho

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, completará 60 anos desde a sua inauguração. O local que foi palco de tantas glórias do São Paulo e que por muitos anos foi o maior estádio particular do Brasil, começou sua trajetória em 1960 com um amistoso entre o Tricolor e o Sporting Lisboa.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJDdHI3WmE4eCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O São Paulo iniciou o projeto de construção do Morumbi em 1952. Sem dinheiro para agilizar o progresso da obra, o Tricolor demorou 18 anos até a conclusão do que viria a ser um dos maiores palcos do estado. Apesar de ter entregado o estádio completo em 1970, o São Paulo teve uma inauguração em 1960 que contou com a participação do Sporting de Lisboa. Com o estádio já finalizado, o Tricolor reinaugurou o local desta vez com o FC Porto como adversário.

PUBLICIDADE

Primeira inauguração

Em 2 de outubro de 1960 o São Paulo inaugurou sua casa mesmo com a obra inacabada, mas com o local apto para receber o primeiro confronto. Contra o Sporting de Lisboa, o Tricolor tinha desfalque de algumas importantes peças titulares como o volante Dino Sani e o lateral direito De Sordi. Apesar das ausências, o São Paulo conseguiu se impor e logo aos 12 minutos o primeiro gol da história foi anotado pela equipe mandante. Em ataque pela esquerda, Gino e Canhoteiro conduziram a bola e encontraram Fernando Sátyro no meio para organizar a tentativa paulista. O então reserva de Dino Sani encontrou Jonas aberto pela direita que cruzou e encontrou Peixinho para cabecear e abrir o placar.

Assim estava definido ao final do apito de Oyten Aires de Abreu, a primeira vitória do São Paulo em seu estádio. Com 1 a 0 sobre o Sporting, o Tricolor iniciou sua trajetória com o pé direito e com a cabeçada certeira de Peixinho. O autor do gol, em entrevista à Gazeta Esportiva Ilustrada, traduziu o sentimento de ser o primeiro marcador do estádio que viria a ser histórico para o clube: “Hoje sou o mais feliz de todos os são-paulinos. Quando vi a bola “beijar” as redes, senti vontade de chorar, rir, pular feito um doido. E acho que não era para menos. De qualquer forma, meu nome vai ficar na história do nosso grande estádio. E eu, como jogador de futebol e como são-paulino, não quero mais nada na vida!”.

Inauguração oficial

PUBLICIDADE

Com uma capacidade maior, o São Paulo resolveu trazer uma “inauguração definitiva” ao Morumbi. Em 25 de janeiro de 1970 o Tricolor recebeu o Porto em sua casa, desta vez finalizada, com um público presente de 107.869 torcedores e uma festa ainda maior no estádio. No entanto, os donos da casa saíram atrás do marcador com gol de Vieira Nunes aos 32 minutos do primeiro tempo.

Apesar da desvantagem, o time de Zezé Moreira conseguiu se recuperar do golpe e empatou três minutos mais tarde com Miruca. Com o placar igualado as duas equipes passaram a fazer um jogo franco e com chances para os dois lados, mas o resultado assim permaneceu até o apito final de José Favilli Neto.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Você conhece tudo sobre a história do São Paulo? Faça o teste!

São Paulo: Qual desses “exs” você queria que voltasse por mais uma temporada?

Por onde andam os jogadores do São Paulo que foram titulares na conquista do Mundial em 2005?