Home Automobilismo Alonso revela que já pilotou com o pé dormente na Ferrari

Alonso revela que já pilotou com o pé dormente na Ferrari

O piloto relembrou momentos em que teve que pilotar em condições adversas

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

Não é novidade que os atletas profissionais nem sempre atuam em 100% de sua capacidade física. Mas no automobilismo, onde qualquer erro pode ser fatal, não se imagina facilmente que os pilotos possam dirigir com dificuldades físicas. Entretanto, Fernando Alonso afirmou em entrevista recente a Real Madrid TV, que já realizou algumas corridas com o pé dormente.

PUBLICIDADE

O piloto espanhol declarou que nem sempre os pilotos trabalham totalmente bem fisicamente. Quando peguntado na entrevista se já havia feito uma corrida lesionado, ele relembrou alguns dos momentos em que isso aconteceu em sua carreira. “Sim, algumas vezes. Nem sempre se corre com 100% das condições na Fórmula 1. Este esporte é muito individualista. Quando se começa uma corrida, apenas uma pessoa pilota e não é fácil abandonar a prova” declarou o piloto.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Alonso relembrou as primeiras corridas de 2011, quando ainda atuava pela Ferrari. Devido a um problema de posição dentro do carro, em decorrência da colocação de extintores em baixo do banco. “Lembro de ter feito algumas corridas resfriado, com febre e outros problemas. Mas me recordo em especial de um problema grande em 2011 com a  Ferrari. Nas primeiras quatro ou cinco corridas tivemos um contratempo: nossos pés dormiam no carro, o sangue não circulava direito e tínhamos problemas de sensibilidade nos pés” revelou o espanhol.

PUBLICIDADE

Não sabia quanto estava apertando o acelerador, se estava na velocidade máxima ou não

Contudo, o problema não pode ser concertado rapidamente porque a equipe estava longe da Itália por algumas semanas. “Estudamos desde o início do ano o que poderia ser a causa daquele problema. Mudamos a posição do piloto, com os pés muito altos, porque os extintores ficavam debaixo das nossas coxas. E também havíamos feito algumas mudanças que também nos deixavam desconfiados. Mas as primeiras provas eram fora da Europa e não podíamos fazer mudanças no carro até chegar em Maranello, na Itália. No final destas quatro corridade, nos últimos 20 ou 30% da prova, corria com menos sensibilidade nos pés. Não sabia quanto estava apertando o acelerador, se estava na velocidade máxima ou não”, contou Alonso.

Naquela temporada, a FIA havia institucionalizado a presença de extintores dentro dos carros, e as modificações nos carros só eram possíveis de serem feitas nas sedes de cada equipe. Mesmo com essa grande dificuldade, Fernando Alonso conseguiu ficar em quarto lugar no exigente circuito Albert Park, na Austrália. Nas corridas seguintes, o espanhol ficou na sexta e sétima colocação na Malásia e na China respectivamente. Enquanto na quinta prova, realizada na Turquia, Alonso conseguiu alcançar o pódio, disputando em igualdade com os carros da Red Bull.