CBRu cancela Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV de 2020
Jogos estavam marcados para ocorrer entre abril e outubro, porém foram cancelados devido à pandemia
Fabio Lapa/São José Rugby
A CBRu, Confederação Brasileira de Rugby, anunciou o cancelamento da edição 2020 do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, que aconteceria entre os meses de abril e outubro. A decisão foi aprovada por todos os 12 clubes que participam do torneio.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O principal motivo do cancelamento é a incerteza de futuro devido à pandemia de coronavírus. Sem previsão de liberação do retorno às atividades e também pelo esporte exigir muito contato, a CBRu e os times entraram em acordo.
“Por ser um esporte de contato, o rugby é mais vulnerável ao contágio. Também não sabemos concretamente como e quando será a liberação das atividades em cada Estado. Isso inviabiliza a logística de transporte interestadual, por exemplo. Assim, preferimos nos adaptar e nos concentrar nos protocolos de retorno ao jogo de forma gradativa, com poucos atletas e sem contato, seguindo protocolos de identificação, distanciamento e desinfecção em consonância com regras municipais e estaduais. O objetivo é permitir uma volta prudente aos gramados para não expor a riscos desnecessários os cerca de 700 atletas e equipes técnicas envolvidos na competição. Nosso planejamento agora é organizar o tradicional torneio no próximo ano em condições normais, assim esperamos”, esclarece o CEO da CBRu, Jean-Luc Jadoul.
Outra questão que embasou a decisão é a dificuldade dos clubes para retomar os treinamentos em curto prazo e se apresentar competitivos.
“O condicionamento físico é um desafio quando temos um prazo curto de tempo e treinamento. Além disso, sabemos que as equipes voltarão a treinar em momentos diferentes em função das regras de distanciamento de cada região. Não podemos expor os atletas com menor tempo de retorno ao treino a contusões pois os jogos são de alta intensidade”, complementa Jean-Luc. De acordo com o CEO, o gasto de cada clube durante a competição é de cerca de R$ 50 mil. Além disso, dependem de ajuda das prefeituras, que estão destinando esforços contra a Covid-19.
Os 12 clubes que participariam do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV deste ano: Jacareí Rugby (Jacareí/SP), Poli Rugby (São Paulo/SP), São José Rugby (Sao José dos Campos/SP), SPAC (São Paulo/SP), Pasteur (São Paulo/SP), Tornados (Indaiatuba/SP), Curitiba Rugby (Curitiba/PR), Pé Vermelho (Londrina/PR), Serra Gaúcha (Caxias do Sul/RS), Charrua (Porto Alegre/RS), Farrapos (Bento Gonçalves/RS) e Desterro (Florianópolis/SC).
LEIA MAIS
11 brasileiros que são destaques de times médios da Europa
26 campeões de Copa do Mundo pelo Brasil sem entrar em campo
10 jogadores que seguem em atividade, mas você acha que aposentaram

