5 jogos históricos que aconteceram no Pacaembu

Estádio já foi palco de inúmeras conquistas de clubes paulistas e já recebeu jogos de Copa do Mundo

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino

Crédito: Divulgação - Prefeitura de São Paulo

Antes dos clubes paulistas construírem seus modernos estádios, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, era a principal casa dos grandes da capital e do Santos. Recém-completado 80 anos de história, o palco se orgulha de ter recebido grandes públicos em jogos emblemáticos. O local considerado a “segunda casa” de muitos torcedores na grande São Paulo, atualmente tem toda a sua estrutura fornecida para ajudar no combate à pandemia do coronavírus, se tornando um hospital de campanha.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Listamos abaixo cinco jogos históricos que marcaram a vasta história do Pacaembu, obviamente muitos confrontos importantes ficariam de fora; veja se você se lembra ou já ouvir falar de algum dos que foram citados.

Palestra Itália 6×2 Coritiba e Corinthians 4×2 Atlético Mineiro – 28 de abril de 1940

Após um inauguração memorável no dia anterior com a presença de Getúlio Vargas, o Pacaembu debutou para o futebol no dia 28 de abril de 1940 com dois jogos em um domingo de futebol. Ambos os confrontos foram válidos pelo Torneio Cidade de São Paulo, justamente criado para comemorar e simbolizar a inauguração do novo estádio da capital paulista.

E o torcedor que compareceu, assistiu uma verdadeira “chuva de gols”. Na preliminar, o Palestra Itália, que anos mais tarde se tornaria o Palmeiras atropelou o Coritiba por 6 a 2. Pouco depois foi a vez do Corinthians bater o Atlético-MG por 4 a 2. Os arquirrivais se classificaram para a final, disputada dias depois no próprio Pacaembu, tendo o Palestra como grande campeão, após vitória por 2 a 1.

Corinthians x Boca Juniors – 4 de julho de 2012 

Este dia se tornou inesquecível na mente do torcedor do Corinthians. Após um resultado importante em Buenos Aires, o Timão recebeu o Boca Juniors na grande final da Libertadores e ficou com o título inédito em sua história. Com um Pacaembu abarrotado, e que em anos anteriores já havia protagonizado derrocadas na competição, o alvinegro venceu os xeneizes por 2 a 0 e conquistou o título e a vaga no Mundial de Clubes, onde meses depois viria a ser campeão também.

Brasil x Suíça – 28 de junho de 1950

O debute do Pacaembu em Copas do Mundo foi justamente em um compromisso da Seleção Brasileira. Após um debute com o pé-direito na competição, o torcedor estava empolgado para ver outra vitória do escrete canarinho, mas ela não veio. Na partida em questão com os suíços, o técnico Flávio Costa mexeu na equipe colocando atletas de São Paulo, e o resultado acabou em um empate de 2 a 2, e numa insatisfação expressiva dos torcedores.

Flamengo x Fluminense – Carioca de 2016

Além de ter sido “casa” de todos os grandes paulistas, o estádio do Pacaembu já recebeu times cariocas e teve um excelente público. Em 2016, Flamengo e Fluminense levaram mais de 28 mil espectadores ao palco paulista, mas o zero a zero acabou permanecendo no placar.

Palmeiras 6×7 Santos – 6 de março de 1958 

Palmeiras e Santos eram os dois times a serem  batidos nas décadas de 1950 e 1960. O clube alviverde era tido como o único que conseguia fazer frente para o lendário time do Peixe, composto por Pelé, Pele, Coutinho entre outros craques. E foi justamente em um confronto da Copa Rio-São Paulo de 1958, que os rivais fizeram um dos jogos históricos e mais incríveis da história do futebol nacional.

O clube alvinegro chegou a estar vencendo o Verdão por 5 a 2, mas a Academia palestrina foi buscar o placar e chegou a virar o marcador. Já depois dos 40 minutos de embate do segundo tempo, o Peixe “dançou o vira” e triunfou pelo placar de 7 a 6.

LEIA MAIS: