Logo após o anúncio do decreto que autoriza a liberação das instalações dos clubes de Porto Alegre, entre eles, Grêmio e Internacional para o condicionamento de atletas profissionais, o Grêmio garantiu nesta sexta-feira (1), que mantém o cronograma e seus jogadores se reapresentam no Centro de Treinamento (CT) já na próxima segunda-feira (4). O texto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. prevê a reabertura desde que observado o distanciamento mínimo de dois metros e sendo vedado, em qualquer caso, contato físico ou aglomerações.
Este modelo é similar ao adotado na Alemanha. Os atletas poderão, basicamente, realizar trabalhos físicos e aprimorar questões técnicas, como passe e chute a gol. Contudo, coletivos, rachões, dois toques ou qualquer atividade com disputa de bola estão proibidos neste primeiro momento.
O clube tomará todos os cuidados contra o novo coronavírus desta forma irá disponibilizar testes rápidos, que serão realizados em todos aqueles que estiverem no CT. Os jogadores já foram comunicados de todos os procedimentos que serão adotados nessa retomada aos trabalhos. Neste primeiro momento os treinos serão fechados para imprensa, e não tem previsão para que essa liberação ocorra.
Apesar da liberação dos treinos, ainda não há data definida para a retomada dos jogos. No entanto, na próxima terça-feira (5), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) enviará ao governador Eduardo Leite um protocolo com várias sugestões de medidas para a prevenção a serem aplicadas nas partidas. Após analisar o documento, o governo definirá quando e se o Gauchão poderá ser reiniciado. Nos bastidores, os clubes trabalham com a ideia de voltar a jogar entre o fim de maio e o início de junho. O certo é que caso aconteça, os jogos irão ocorrer com portões fechados ao público.
Leia Mais
Coronavírus: Internacional define retorno das atividades do futebol profissional
Kalil dispara sobre possível volta do futebol: “Coisa de débil mental”

