Home Futebol Craque dentro e fora de campo: como Salah se tornou o principal ídolo do futebol do Egito

Craque dentro e fora de campo: como Salah se tornou o principal ídolo do futebol do Egito

A relação de Mohamed Salah com o Egito vai muito além apenas do esporte

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Perto de completar 28 anos, Mohamed Salah vive os melhores anos de sua carreira como jogador. Muitos gols marcados, títulos conquistados e a idolatria em Liverpool. Mas, se tratando do Egito, sua terra natal, o atacante tem algo maior, a ponto de ser uma das maiores figuras de seu país.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Até o estrelato, a carreira de Salah teve muitos percalços. Desde o início, ainda no Egito, quando viaja nove horas de Nagrig, sua cidade, até o Cairo. Era na capital que ficava o centro de treinamento do Al Mokawloon, primeiro time profissional do atacante – assinou contrato ainda aos 14 anos.

Em 2012, o jogador chegou ao Basel para o início de sua trajetória na Europa. Após uma temporada e meia, foi para o Chelsea, onde não teve bom desempenho. Já na Itália, por Fiorentina e Roma, voltou a chamar a atenção de um gigante europeu. Desde 2017, defende as cores do Liverpool.

Ajuda a seleção e o povo egípcio

Salah foi convocado pela primeira vez para a seleção do Egito em 2011. Mas, em 2017 que vieram os grandes destaques. Na Copa Africana de Nações, um vice-campeonato, perdendo a final para Camarões. O ápice, porém, veio no fim daquele ano, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia.

PUBLICIDADE

Na penúltima rodada, o Egito garantiria a classificação ao Mundial se vencesse o Congo. Salah abriu o placar, mas seu time sofreu o empate na parte final do jogo. Os 45 minutos do segundo já haviam passado quando, em um pênalti, o camisa 10 egípcio converteu, dando a vitória e a vaga ao seu país após 28 anos.

Mas nunca bastou somente ser carregado nos braços de seu povo pelo desempenho em campo. Fora dele, as atitudes de Mohamed Salah são ainda mais exemplares. O craque jamais esqueceu suas origens e é sempre visto ajudando seu país. Seja de maneira financeira ou de incentivo a uma causa.

O vilarejo de Nagrig, onde Salah nasceu, recebeu investimentos do jogador. A escola onde o hoje famoso atleta estudou foi rebatizada em sua homenagem, passando a se chamar “Mohamed Salah Industrial High School”. Mais recente, o egípcio doou mais de 1 milhão de euros para combate ao coronavírus no país africano.

Dentro ou fora de campo, Salah mostra sua genialidade. Faz seus gols e conquista títulos em campo, mas também faz bonito na sociedade, tendo respeito e admiração e o respeito do povo do Egito.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM
Jordan, LeBron ou Kobe? Veja o comparativo dos números dos astros do basquete