Home Extracampo Morre Fernando Schimidt, primeiro presidente da redemocratização do Bahia e ministro do Trabalho durante o governo Lula

Morre Fernando Schimidt, primeiro presidente da redemocratização do Bahia e ministro do Trabalho durante o governo Lula

A segunda-feira (04) é um dia triste para o torcedor do Bahia. Morreu Fernando Schmidt, presidente do clube em duas ocasiões. Além de dirigente, ele também tem papel importante na política nacional. Foi vereador de Salvador, secretário de governo da Bahia e ministro do Trabalho em 2003.

Por Willian Ferreira em 04/05/2020 15:26 - Atualizado há 4 anos

Twitter/Reprodução

Tetracampeão baiano de fato e pioneiro na redemocratização do Bahia, Fernando Schmidt também inaugurou o Fazendão; foi, também, ministro do Trabalho

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A primeira passagem de Fernando Schmidt na presidência do Bahia aconteceu entre 1975 e 1979. Não perdeu um Campeonato Baiano sequer. Como assumiu um clube já tricampeão de fato, entregou ao sucessor uma equipe com sete títulos consecutivos. Também é lembrado pela inauguração do do Centro de Treinamento Osório Villas-Boas, popularmente conhecido como Fazendão. Na segunda passagem, foi eleito para um período de transição, entre os anos de 2003 e 2004, no período no qual o Tricolor estava se redemocratizando.

O dirigente estava internado desde 23 de abril por conta de problemas neurológicos. Fernando Schmidt também era diabético.

Carreira política

Após sair da presidência do Bahia, Fernando Schmidt foi vereador de Salvador, capital da Bahia. Quando Jaques Wagner assumiu o Ministério do Trabalho, em 2003, substituiu o titular da pasta entre os dias 31 de julho e 06 de agosto. Quando o antigo ministro assumiu o cargo de governador baiano, entre 2007 e 2015, assumiu a secretaria do governo local.

Jaques Wagner, por sinal, lamentou a morte de Fernando Schmidt no Twitter:

LEIA MAIS
Ceará promove campanha de vacinação em ginásio do clube; saiba mais detalhes
Após marcar dois gols em Bahia x Paraná, Vinicius exalta torcida: “Maior do Nordeste”
Ceará x Vitória: Juninho Quixadá só perdeu um jogo como titular no Vôzão
Após mais de 30 anos, Bahia termina ano invicto em BaVi

Exit mobile version