Futebol raiz! Saiba o que foi o Desafio ao Galo, sucesso por 20 anos no Brasil
Torneio movimentou a várzea do futebol paulista por muitos anos
Reprodução
Idealizado no início dos anos 70, o Desafio ao Galo foi um celeiro de revelações do futebol brasileiro e dono de uma grande audiência nacional. Criado por Nilton Travesso e Antonio Augusto Amaral, o Tuta, a competição de várzea se tornou um dos “carros-chefe” da TV Record, sendo exibido nas manhãs de domingo entre as décadas de 70 e 80.
A intenção do projeto era justamente tornar o futebol, que já figurava como uma a principal cultura popular, acessível na TV brasileira para que equipes de bairros, comunidades e empresas pudessem se enfrentar, revelando talentos até então desconhecidos no esporte.
Inicialmente, as partidas eram realizadas no tradicional campo da Juventus, na Rua Javari. Posteriormente, os jogos foram sediados no CMTC Clube, situado no Pari. O formato e propósito da competição logo caiu nas graças do torcedor brasileiro, que passaram a lotar as arquibancadas e garantir uma excelente audiência.
CURIOSIDADES
O tradicional torneio Desafio ao Galo foi responsável por revelar grandes nomes para o futebol como Casagrande, Viola, Denílson, César Sampaio e Juninho Paulista que disputaram a competição da várzea.
E a competição serviu não só para alavancar jogadores. Muitos jornalistas como Fausto Silva, Randal Juliano, Raul Tabajara, Joseval Peixoto, Samuel Ferro, Vital Bataglia, Alberto Helena Júnior, Tiago Leifert, entre outros trabalharam na torneio de várzea.
O RESGATE
No ano passado, o Desafio ao Galo voltou a ser realizado, desta vez com os jogos sendo realizados no Estádio Olímpico do Ibirapuera, contando com a narração de Joseval Peixoto, e transmitido pela TV Gazeta. Meses depois, a TV Brasil ficou encarregada de executar as transmissões, mantendo Joseval como o narrador.


