Home Futebol Goleada do Flamengo sobre time que originou Athletico marcou inauguração da Arena da Baixada; saiba mais

Goleada do Flamengo sobre time que originou Athletico marcou inauguração da Arena da Baixada; saiba mais

Fundado oficialmente décadas depois, Furacão debutou em sua casa com triunfo

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Forte trunfo do Athletico Paranaense, a Arena da Baixada é um dos palcos mais antigos de futebol no cenário nacional. Antes mesmo do Furacão sonhar em existir, o local já era palco de partidas, e teve outro rubro-negro dando show na abertura oficial do estádio. No início da década de 1910, o presidente do Internacional Foot-Ball Club, que anos mais tarde seria uma das equipes que dariam origem ao Athletico, alugou uma chácara, onde futuramente construiria o novo estádio da Baixada.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Em 1914, após construir arquibancadas, algo inédito para o futebol paranaense, o mandatário fechou um acordo com o Flamengo para a inauguração do estádio. O clube rubro-negro fazia a sua primeira excursão e não exitou ao receber o convite. Trajando uma camisa coral, o rubro-negro não tomou conhecimento do Internacional-PR e fez valer todo o seu favoritismo e fama do bom futebol, goleando o Colorado do Paraná pelo placar de 7 a 1, no dia 6 de setembro de 1914.

O primeiro tento da Baixada foi anotado pelo placar Alberto Borgerth, que ainda marcou mais um tento para o Flamengo na partida. O gol de honra dos anfitriões foi anotado por Antonio Portes.

PUBLICIDADE

PRIMEIRO JOGO DO FURACÃO NO ESTÁDIO

Após a fusão com o Internacional-PR, o Athletico Paranaense passou a mandar seus jogos no estádio. E o debute do time rubro-negro na Baixada se deu no dia 6 de abril de 1924, quando superou o Universal por 4 a 2, em confronto amistoso. Ainda sem seu padrão de camisas devidamente pronto, o Furacão atuou com a camisa do Colorado.

REMODELAÇÕES

Ao longo da sua história centenária, o palco paranaense recebeu várias reformulações. Atualmente, o estádio é uma das referências em termos de modernidade. A casa do Furacão foi a primeira a ter o aval da CBF para a utilização da grama sintética. Além disso, possui um rigoroso sistema de biometria para controle dos torcedores, e foi palco da Copa do Mundo de 2014.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Pacaembu: confira o retrospecto do Palmeiras atuando no estádio