Home Futebol Você sabia? Higuaín já foi carrasco do Corinthians na Libertadores

Você sabia? Higuaín já foi carrasco do Corinthians na Libertadores

Há 14 anos, o Corinthians foi eliminado da Libertadores pelo River Plate, com dois gols do consagrado atacante argentino, Gonzalo Higuaín

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Mesmo com a conquista marcante da Libertadores de 2012, o Corinthians tem histórico traumático na competição continental. Foram diversas eliminações marcantes, e diversos carrascos em cada derrota. E um deles, pouca gente lembra, pois ainda era jovem e inexperiente. Mas esse jovem vingou e fez carreira no futebol europeu e em sua seleção local. Seu nome? Gonzalo Higuaín.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJsVWh5U1BPUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

PUBLICIDADE

Como foi o duelo?

O ano era 2006, e o confronto era entre o Corinthians ‘galático’ da MSI e o tradicional e sempre perigoso River Plate, nas oitavas de final daquele ano. Vale lembrar que em 2003, o time argentino já havia eliminado o Timão na mesma fase, e o duelo tinha cara de revanche.

No jogo da ida na Argentina, o Corinthians abriu placar com um golaço de Carlitos Tevez. Mas o River virou com Farias, Ferrari e Santana, abrindo 3×1 no placar. No final da partida, o volante Xavier (lembra dele?) descontou para o Timão, cravando a vantagem de 3×2 para a equipe argentina.

Outro fato que é bom lembrar, é que o regulamento previa o gol qualificado fora de casa. Ou seja, com um simples 1×0 no Pacaembu, o Corinthians avançaria de fase.

E o jogo de volta?

No dia 04 de maio, o time comandado pelo interino Adhemar Braga (Antônio Lopes tinha sido demitido um mês antes, e a diretoria manteve Adhemar até esta eliminação) chegou a abrir o placar ainda no primeiro tempo. Na bola parada de Coelho (Esse mesmo, técnico do sub-20 do Timão que chegou a treinar o profissional), Nilmar subiu mais que a zaga e fez 1×0. Agora era só manter o resultado para avançar de fase e eliminar o River. Mas não foi o que aconteceu.

PUBLICIDADE

Já no segundo tempo, bola cruzada da direita, e o próprio Coelho desviou e marcou contra. Placar de 1×1. O desespero e responsabilidade da conquista inédita, mais uma vez atrapalharam aquele bom time do Corinthians. Contra-ataque do River Plate, e a bola é passada para Higuaín. Bola no ângulo do goleiro Silvio Luiz. Placar de 2×1 para o visitante. Se já não fosse o bastante, mais um gol na bola aérea. Mais uma trapalhada da zaga. E mais um gol de Higuaín. O jovem centroavante que tinha apenas 18 anos, se tornava mais um carrasco do Corinthians na Libertadores.

Corinthians 1×3 River Plate, e o Timão estava eliminado da Libertadores de 2006. A equipe argentina acabou nem indo tão longe na competição. O algoz seria o Libertad do Paraguai, já na fase seguinte. O campeão daquele ano foi o Internacional.

Carreira de Higuaín após essa eliminação

Ainda em 2006, Higuaín se transferiu para o poderoso Real Madrid, e teve dificuldades nas primeiras temporadas. Muito pela concorrência com o holandês Van Nisterooy. Em 2008/2009, o argentino começou a mostrar seu potencial, e seu faro de gol.

Saiu do time espanhol em 2013, se transferindo para o Napoli, onde teve ótima média de gols. Foram 91 em 146 jogos, nas três temporadas em que esteve na equipe. Em 2016, foi para a poderosa Juventus, onde já passou por empréstimos ao Milan e Chelsea. Nas duas equipes, não teve sucesso, e acabou voltando à Juve, onde está atualmente.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Postura do Palmeiras em relação a acidente com jogadores do Corinthians rendeu apelido de ‘porco’ ao time; relembre a história