Home Futebol 10 jogadores que se destacaram na carreira pela bola parada

10 jogadores que se destacaram na carreira pela bola parada

No dia do aniversário de David Beckham, o Torcedores.com lista 10 craques que ficaram marcados em sua carreira por serem especialistas na bola parada

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Importante: Já deixamos claro de antemão, que craques como Zico, Maradona, Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e Messi estarão de fora dessa lista. Esses citados, são de outro planeta. São completos. E a bola parada foi (ou é) um dos muitos artifícios de um vasto repertório.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Então, o Torcedores.com listará 10 jogadores que foram sim, excelentes. Mas que ficarão marcados principalmente pela bola parada. Mais até do que pela bola rolando.

10 jogadores que se destacaram na carreira pela bola parada:

Ronald Koeman

Koeman foi um zagueiraço holandês, que fez carreira pelos três principais clubes de seu país: Ajax, PSV Eindhoven e Feyenoord. Mas foi no Barcelona, onde mostrou seu poder artilheiro para o mundo. Destaca-se o gol do título da Copa dos Campeões da Europa em 92. Assim como boa parte de seus gols, uma pancada no canto do goleiro.

PUBLICIDADE

Mihajlovic

Sinisa Mihajlovic é mais um zagueiro a integrar a lista. Diferente de Koeman, sua cobrança era mais colocada, e muito precisa. Mihajlovic surgiu no timaço do Estrela Vermelha, mas fez carreira no futebol italiano. Foi jogando pela Lazio inclusive, que chegou a fazer incríveis três gols de falta no mesmo jogo.

Roberto Baggio

Para o torcedor brasileiro, a principal lembrança de Baggio é o pênalti perdido na final da Copa de 1994. Mas o italiano foi um ‘cracaço’ de bola e fez sucesso principalmente pela bola parada. Com certeza, seu auge foi no início dos anos 90, com a camisa da Juventus. O sucesso em suas cobranças de falta era tanto, que foi criado o jogo ‘Roby Baggio – Magical Kills’, onde o personagem do meia, tem que acertar mira, força e curva, para fazer o gol de bola parada.

Marcelinho Carioca

O ‘Pé-de-Anjo’ é para muitos torcedores do Corinthians, o maior ídolo da história do clube. Foi com a bola rolando um excelente jogador, mas é inegável que sua cobrança de falta e escanteio, foi seu maior diferencial na carreira. De longe, de perto, pancada ou colocada. Bola parada para o Corinthians, era meio gol.

Roberto Carlos

Um dos melhores laterais-esquerdos da história do Real Madrid e da seleção brasileira, Roberto Carlos foi um atleta completo. Porém, não há como negar, que o sucesso foi ainda maior por suas bombas em cobranças de falta. Gols absurdos e alguns até que desafiaram a física. O maior exemplo foi este abaixo, em jogo contra a seleção da França.

PUBLICIDADE

Adhemar

Talvez não tinha tido o mesmo sucesso na carreira do que os outros dessa lista, mas Adhemar realmente causava medo aos goleiros adversários. Seja em cobranças de falta ou escanteio. Seu chute era tão forte e preciso, que o meia chegou a se arriscar como ‘kicker’ no futebol americano.

David Beckham

Aniversariante do dia, Beckham foi destaque no Manchester United, Real Madrid e na seleção inglesa. Claro, que muito de sua carreira foi marcada pelo extra-campo em meio à estrelas de Hollywood. Mas foram suas cobranças de bola parada, que o fizeram um dos jogadores mais famosos de sua geração.

Del Piero

Para muitos, um dos maiores jogadores italianos da história. Alessandro Del Piero ficou quase 20 anos na Juventus, e se tornou um dos maiores ídolos do clube. Na seleção italiana, também não foi diferente. Foi um dos craques da Copa do Mundo de 2006. E sua bola parada, com certeza foi diferencial em sua vitoriosa carreira.

Juninho Pernambucano

Ídolo do Lyon e do Vasco, o ‘Reizinho da Colina’ tinha como ponto forte, o chute de fora da área. Mas a bola parada também foi o que alavancou sua carreira. Também batia falta bem de todos os lugares do campo, e sempre foi líder em assistências.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=cRSYumXiwUg

Pirlo

Fechamos a lista com mais um craque italiano. Pirlo se destacou pela seleção italiana e pela Juventus no final da carreira. Mas foi no Milan que apresentou seu vasto repertório, principalmente em faltas e escanteios.

LEIA MAIS
Por onde andam os jogadores do Chelsea que conquistaram a Champions League em 2012?

Por onde andam os jogadores do Brasil que conquistaram a Copa das Confederações em 2013?

PUBLICIDADE