Faleceu nesta segunda-feira (04), no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Aldir Blanc. O músico, que estava com 73 anos, ficou conhecido por uma histórica parceria com João Bosco. Um de seus maiores sucessos da dupla, “Linha de Passe”, por exemplo, se tornou a trilha sonora do programa de mesmo na ESPN Brasil.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Que fã de esporte talvez nunca tenha ouvido a abertura do programa Linha de Passe? A mesa redonda, da ESPN Brasil, é sobretudo uma das mais antigas do país, estando no ar desde 1998. E o arranjo pertence à introdução de uma música homônima, composta por Aldir Blanc e João Bosco, sendo lançada em 1973 no disco que também se chama Linha de Passe.
Apesar de não falar especificamente sobre futebol, a canção faz menção ao tema. Na letra, Blanc utiliza todo seu talento de cronista para narrar um domingo típico do subúrbio carioca em formato de tabelinhas. Com, por exemplo, feijoada, peixada, futebol e samba. A canção ainda faz referência ao “Anjo das Pernas Tortas” no trecho “Já era Tirolesa, o Garrincha, a Galeria/A Mayrink Veiga, o Vai-da-Valsa, e hoje em dia/Rola a bola, é sola, esfola, cola, é pau a pau”.
Confira abaixo música completa na voz de João Bosco:
Aldir Blanc no Tetra
O refrão “Eu sei que vou/Vou do jeito que eu sei/De gol em gol/Com direito a replay/Eu sei que vou/Com o coração batendo a mil/É taça na raça, Brasil” talvez seja uma das maiores lembranças do tetracampeonato mundial conquistado em 1994. Enquanto a Seleção Brasileira se preparava para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, a música “Coração Verde e Amarelo” foi escolhida pela Rede Globo como trilha para a competição.
A canção foi gravada por Leila Pinheiro, mas o que muitos não sabem é que a canção também tem o dedo de Aldir Blanc. O músico assina a composição ao lado de Tavito. Relembre o clipe:
Homenagem do Vasco
Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Aldir Blanc, o Brasil e o mundo perdem com sua partida.
Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento de profunda dor.
#VascoDaGama
Publicado por Vasco da Gama em Segunda-feira, 4 de maio de 2020
O Vasco da Gama foi um dos clubes que se solidarizou pela morte de Aldir Blanc. O compositor era sabidamente vascaíno fanático. Contudo, curiosamente poucas de suas canções falavam sobre o Cruzmaltino.
Uma das raras exceções com menção ao Gigante da Colina é “Êxtase”. Mas o curioso é que a canção que começa com os versos “Eu devia ter sentido o teu rancor/Mas tava doido num jogo de Vasco” foi gravada justamente pelo flamenguista Djavan.
Leia Mais
Dez canções sobre futebol para ouvir no Dia Internacional da Música

