Home Futebol O retorno do FC Bayern: relembre a temporada 2019/20 do time até o momento

O retorno do FC Bayern: relembre a temporada 2019/20 do time até o momento

O jogo contra o Union Berlin neste domingo (17/05) marcará o retorno dos Bávaros aos gramados depois de mais de dois meses sem disputar uma partida

Leonardo Beltrami Cavallaro
Colaborador do Torcedores

O FC Bayern recebe o FC Augsburg na Allianz Arena na 25ª jornada da Bundesliga.

PUBLICIDADE

O início da tarde deste domingo (17/05) marcará o retorno do Bayern de Munique aos gramados. Depois de mais de dois meses sem disputar uma partida de futebol devido à paralisação do esporte na Alemanha e em muitos países do globo por causa da pandemia do novo coronavírus, os Bávaros voltarão a campo no final de semana que ficou marcado a retomada da Bundesliga, a primeira das principais ligas europeias a regressar.

O jogo, há de se ressaltar, será válido pela 26ª rodada do campeonato alemão e a equipe de Munique terá como adversário o Union Berlin, time da capital alemã que disputa pela primeira vez em seus 54 anos de história a elite do futebol alemão e ocupa a 12ª posição. Tal peleja acontecerá às 13:oo, no horário oficial de Brasília.

PUBLICIDADE

Mas você se lembra da temporada 2019/20 do FC Bayern? Somando mais de dois meses sem ter uma partida dos Bávaros, é natural que a resposta seja não. Pensando nisso, o Torcedores.com preparou um balanço da atual temporada do clube até aqui, destacando as estatísticas do time, dos principais jogadores e a troca de comando técnico ocorrida em novembro do ano passado que gerou impacto no desempenho e resultados da equipe, além de analisar taticamente o Bayern de Munique de Hans Flick, técnico atual.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A temporada atual do clube: muito sucesso em todas as competições que disputa

Pela Bundesliga, o Bayern de Munique é o líder da competição. Depois de um começo um tanto quanto irregular, o clube se estabilizou e vem conquistando excelentes resultados nas últimas rodadas. O fato da equipe somar doze vitórias nos últimos 15 jogos permitiu com que os Bávaros alcançassem a primeira colocação do campeonato alemão.

PUBLICIDADE

Buscando levantar sua oitava taça consecutiva, a equipe terá que permanecer regular até o fim da competição, tendo em vista que a Bundesliga desta temporada é a mais equilibrada dos últimos anos.

Para exemplificar isso, o líder Bayern de Munique tem 55 pontos, um a mais do que o vice-líder Borussia Dortmund, que venceu o Schalke 04 por 4×0 no dérbi de Ruhr no último sábado (16/05), três pontos a mais do que terceiro colocado Borussia Monchengladbach, que já venceu na rodada o Eintracht Frankfurt, e quatro pontos a mais do que o quarto colocado RB Leipzig, que apenas empatou com o Freiburg por 1×1 nas partidas ocorridas ontem.

Ainda dentro do cenário nacional, o FC Bayern também vai muito bem na DFB Pokal, a Copa da Alemanha. A equipe está classificada para semifinais da competição e terá o Eintracht Frankfurt como rival nesta fase.

Pela Uefa Champions League, o time de Munique vem fazendo uma excelente competição. Alcançando 100% de aproveitamento na fase de grupos, a equipe obteve o recorde para um clube alemão ao conseguir seis vitórias nos seis primeiros jogos.

PUBLICIDADE

Tendo o melhor ataque da UCL com 27 gols marcados em sete jogos disputados, o Bayern de Munique está muito próximo de alcançar uma vaga para as quartas de final do maior torneio de clubes do mundo, uma vez que derrotou o Chelsea por 3×0 em pleno Stamford Bridge, em Londres. Dentre tantas incertezas de quando está competição retornará, uma certeza parece ser a classificação dos Bávaros para a próxima fase.

Estatísticas dos jogadores: Coutinho com bons números, Lewandowski e Thomas Muller buscando fazer história na Bundesliga

Mesmo alternando entre a titularidade e o banco de reservas, é possível afirmar que Phillippe Coutinho está fazendo uma boa temporada vestindo a camisa do FC Bayern. Emprestado ao clube pelo Barcelona, o brasileiro já soma nove gols e oito assistências em jogos pela competição nacional e pela UEFA Champions League.

Já Robert Lewandowski e Thomas Muller buscam fazer história no campeonato alemão. Artilheiro da Bundesliga com 25 gols anotados, o polonês visa ultrapassar o número de gols feitos pelo Gerd Muller em uma só temporada. No período de 1971/72, o atacante alemão balançou as redes em 40 oportunidades. Portanto, ainda faltam 16 gols para o Lewa superá-lo. Com nove jogos a disputar, a missão do polonês será árdua. Além disso, abordando a temporada por completo, Lewandowski já tem 39 gols marcados, sendo o atual artilheiro da Bundesliga e da Uefa Champions League.

PUBLICIDADE

Thomas Muller é outro que busca realizar história no campeonato alemão. Principal garçom da competição, o alemão está a cinco passes para gol de superar a marca de 20 assistências conquistada pelo belga Kevin de Bruyne, quando ainda atuava pelo Wolfsburg na temporada 2014/15.

A mudança no comando técnico e o impacto que isso gerou no desempenho e resultados do clube

O FC Bayern iniciou a temporada sendo comandado pelo técnico Niko Kovac. Entretanto, após desempenhos irregulares e pela crise de relacionamentos com a maioria dos nomes do vestiário, o treinador croata foi demitido em novembro 2019, após uma goleada sofrida para o Eintracht Frankfurt por 5×1.

Foi a partida deste momento que o ex-jogador e auxiliar técnico Hans Flick recebeu uma oportunidade para comandar a equipe principal. Sob o comando do alemão, o Bayern de Munique elevou muito seu nível de desempenho e, consequentemente, dos resultados.

PUBLICIDADE

Para demonstrar com estatísticas, Hans Flick recebeu o time na quarta posição. Hoje, a equipe já é a primeira colocada. Alcançando aproximadamente 82,2% de aproveitamento e tendo o melhor ataque e defesa da competição, os Bávaros atingiram o topo da Bundesliga. Além disso, o treinador alemão conquistou vitórias em todos os jogos que disputou na DFB Pokal e na Uefa Champions League.

Dessa forma, aliando resultados excelentes e desempenhos consistentes, Hans Flick conseguiu conquistar a confiança dos dirigentes e torcedores. Um exemplo disso é que ele teve seu contrato renovado até 2023 como treinador do FC Bayern.

Análise tática do Bayern de Munique de Hans Flick

Mas o que explica essa evolução nos desempenhos do time alemão sob o comando de Hans Flick? Sem dúvida, isso passa muito por ele ter conseguido elevar o nível de alguns jogadores como Alphonso Davies, David Alaba, Thiago Alcântara. Benjamin Pavard, Thomas Muller e Leon Goretzka. Além disso, outro motivo que explica essa elevação do nível de jogo do clube é o modelo de jogo implementado pelo treinador alemão.

PUBLICIDADE

Estilo de jogo, esse, que é pautado na intensidade com e sem bola, na pressão alta, na verticalidade em fase ofensiva e na exploração em atacar pelos lados de campo. Ressalto, ainda, que essa filosofia é muito similar com a do histórico técnico do clube Jupp Heynckes.

No momento defensivo, o Bayern de Munique prefere utilizar o desenho 4-2-3-1. Com três linhas de marcação, os Bávaros são capazes de impedir com que o portador da bola tenha liberdade para realizar lançamentos e dependem da velocidade de deslocamento do bloco para controlar as amplitudes adversárias.

Além disso, o Hans Flick utiliza muito a pressão alta com encaixes individuais, procurando fechar as linhas de passe quando o rival tenta iniciar a construção de jogo, forçando os erros e chutões do adversário. Outro conceito muito aplicado por ele é a pressão-pós perda muito intensa.

Já na fase ofensiva, o time da Alemanha consegue ter muito volume ofensivo controlando a posse de bola. Tendo meio campistas com muita qualidade no passe, Thiago Alcântara e Joshua Kimmich qualificam a circulação da bola e ditam o ritmo de jogo. Mas, quando possível, os Bávaros gostam muito de recuperar a bola e acelerar em direção ao gol. Hans Flick, inclusive, preza muito com que os zagueiros e os volantes sejam capazes de dar passes em progressão, que “rasgam” as linhas adversárias e verticalizem o ataque.

PUBLICIDADE

Thomas Muller, normalmente entre as linhas adversárias, é o responsável por alterar a dinâmica do ataque. Quando o alemão recebe a bola, ele procura acelerar o passe, acionando os pontas. O jogo pelos lados do campo, aliás, também é muito presente no modelo de jogo de Hans Flick. É comum ver o FC Bayern atacando com dois jogadores em amplitude, sempre com o lateral ou ponta realizando ultrapassagens, aumentando essa tendência de explorar as amplitudes do campo da equipe.

LEIA MAIS: 

https://www.torcedores.com/noticias/2020/05/torcedores-comemoram-retorno-bundesliga

 

PUBLICIDADE