Home Futebol Primeiro ‘Brasileirão’ envolveu equipes de estados e não clubes; confira

Primeiro ‘Brasileirão’ envolveu equipes de estados e não clubes; confira

Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais foi primeiro grande torneio do futebol nacional

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A ideia de ver seleções de estados se enfrentando sempre domina a cabeça dos fãs do futebol no Brasil. Mas não são muitos que conhecem que a ‘origem’ do Brasileirão foi de equipes representando estados se enfrentando para saber quem seria o melhor do país.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJuQ29IMU40WCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Entre 1922 e 1987 , foi organizado o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, um torneio pouco conhecido do público atual, mas o primeiro a colocar em caráter frequente equipes do Brasil inteiro se enfrentando. No caso, equipes representadas por atletas que atuavam nos estados.

PUBLICIDADE

O torneio colocava frente a frente seleções estaduais que se dividiam em zonas que correspondiam às regiões do país.  Os vencedores destas zonas se encaminhavam para as fases finais, da qual sairia o campeão brasileiro entre os estados numa decisão.

A primeira edição do torneio foi disputada em 1922 e vencida por São Paulo, que superou Bahia, Distrito Federal (hoje a cidade do Rio de Janeiro) e Rio Grande do Sul num quadrangular final. Entre os anos 20 e 50, o torneio foi disputado quase que anualmente, com anos (1934 e 1935), que este foi organizado por estados diferentes.

Nos anos 60, com o surgimento da Taça Brasil e dos campeonatos que hoje fazem parte da ‘genealogia’ do Brasileirão de clubes, o torneio de seleções foi perdendo importância. Depois da edição de 1962, apenas uma edição foi realizada, a de 1987, vencida pelo já unificado Rio de Janeiro, representado pelo Americano, de Campos;

Maior campeão

PUBLICIDADE

Na contagem geral, o Rio de Janeiro (incluindo as épocas do Distrito Federal, Guanabara e o estado unificado em 1975) é o maior campeão do Brasileiro de Seleções, com 15 conquistas. São Paulo vem logo atrás, com 13 títulos com sua seleção estadual.

Minas Gerais e Bahia, cada um com um título, completam a lista. Paulistas e cariocas dominaram a competição em  quase sua totalidade, demonstrando a hegemonia dos dois estados no futebol do Brasil desde o começo do desenvolvimento do esporte.

Desfile de craques

O caráter nacional do torneio e a importância deste no cenário do futebol fizeram com que os estados colocassem sempre suas grandes estrelas para representar suas seleções. E, com isso, craques de alto nível defenderam suas seleções estaduais.

PUBLICIDADE

De Pelé a Garricnha, passando por Pepe, Gérson, Gilmar, Djalma Santos, Julinho Botelho, Baltazar, Zizinho, Tesourinha, entre outros, representaram os respectivos estados onde jogaram e mostraram seu grande futebol nestas competição.

LEIA MAIS

Pelé? Neymar? Saiba qual o jogador com mais partidas disputadas na história da Seleção Brasileira

Relembre o ‘shootout’, ideia da MLS para futebol não terminasse com empates

PUBLICIDADE