Home Extracampo Promotor que investiga corrupção na Fifa é acusado de negligência e pode deixar o cargo

Promotor que investiga corrupção na Fifa é acusado de negligência e pode deixar o cargo

Michael Lauber é suspeito de violação de função após reuniões com o presidente da entidade, Gianni Infantino

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

O Comitê Judicial do Parlamento Suíço iniciou na última quarta-feira (20), o processo de destituição fiscal de Michael Lauber. O promotor, responsável pela investigação dos casos de suborno na Fifa, desde 2015, é suspeito de negligência. As informações são do jornal Marca.

PUBLICIDADE

A decisão do comitê se deu depois de uma audiência com o promotor. Ele negou todas as acusações de ter violado seus deveres como juiz em relação à entidade máxima do futebol. Além disso, também ressaltou nunca ter mentido nas investigações à respeito da escolha das sedes dos Mundiais de 2018 e 2022.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

PUBLICIDADE

A comissão judicial da Assembléia Federal aprovou a denúncia após 13 votos a quatro. “O procedimento foi aberto devido à suspeita bem fundamentada de uma violação grave da função de maneira intencional ou por negligência grave”, explicou o presidente do Comitê, o deputado Andrea Caroni, em entrevista feita em Berna, na Suíça.

Se ao final do procedimento as suspeitas forem confirmadas, haverá à destituição do promotor que investiga a corrupção na Fifa. Entretanto, se não houver comprovação, o processo vai ser arquivado na Assembleia Federal, entidade máxima no caso. A audiência durou duas horas, à portas fechadas, das 6h30 às 8h30 (de Brasília).

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4eTV0UlU0OSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Casos de corrupção na Fifa

De acordo com o relatório da Autoridade de Supervisão do Ministério Público, as denúncias partem de escândalos de corrupção na Fifa desde março de 2015. “Em várias ocasiões, Lauber não disse a verdade, agiu de maneira desleal, violou o código do MPC e dificultou a investigação da AS-MPC”, afirmou o responsável pela investigação.

PUBLICIDADE

Até agora, Lauber foi punido em março com uma redução salarial de 8%, sanção que ele respondeu diretamente ao Tribunal Administrativo Federal. Ao ser procurada, a FIFA não negou os encontros Infantino e Lauber, demonstrando que tem um status denunciante e está disposta a colaborar com a justiça suíça.

Quem é Michael Lauber?

Michael Christoph Lauber nasceu na cidade suíça de Olten, em 12 de dezembro de 1965 e tem 54 anos. Formado na Universidade de Berna, trabalhou no Principado de Lichtenstein, em 2001, e trabalha com o futebol desde 2015. Na ocasião, ele passou a investigar o comitê organizador da Copa de 2006, mas também as de 2018 e 2022.

LEIA MAIS SOBRE O FUTEBOL INTERNACIONAL 

“O pai da Copa”: saiba quem foi o presidente da FIFA responsável por inventar a Copa do Mundo e virar nome de taça

FIFA teve 10 presidentes na história; conheça todos

 

PUBLICIDADE