Relembre como surgiu o clássico entre Palmeiras x Corinthians
Desde 1917, rivalidade entre Corinthians e Palmeiras veio se reinventando com clássicos quentes, finais de campeonato e jogos históricos
Cesar Greco/Palmeiras
A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians é uma das maiores do país por muitos fatos dentro e fora de campo. Com jogadores históricos, lances emblemáticos e títulos conquistados diante do rival, as equipes transformam o duelo desde 1917 em uma dimensão que cresce a cada jogo.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJQaWlyWWZmNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O primeiro duelo entre as equipes foi em 1917 e desde então são mais de 100 anos de histórias que contam com duas torcidas apaixonadas. Com a vitória do Palmeiras por 3 a 0, o Verdão iniciou sua trajetória com pé direito diante do Corinthians. A rivalidade de ambos cresceu ao longo dos anos com a popularização das equipes e o desempenho no futebol. Históricos por si só, duas das maiores forças do Brasil se uniram para formar o que conhecemos como Derby, nome dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni que ficou conhecido pelo seu trabalho na Gazeta Esportiva e também por apelidoscriados para alguns dos maiores clássicos do futebol nacional.
Relembre alguns pontos históricos entre Palmeiras e Corinthians
Ronaldo Fenômeno
A volta de Ronaldo Fenômeno para o Brasil teve o Corinthians como destino. Com a camisa do Alvinegro, o atacante estreou contra o Itumbiara pela Copa do Brasil, mas foi contra o Palmeiras no duelo em Presidente Prudente que marcou saiu seu primeiro gol pelo clube em uma cabeçada certeira. É claro que parar ficar ainda mais memorável a trajetória no Timão, a comemoração de R9 com a torcida acabou quebrando o alambrado do estádio.
Finais disputadas
Corinthians e Palmeiras se encontraram 12 vezes em finais com um equilíbrio nos números das equipes. O Corinthians venceu a primeira final realizada em 1929, mas desde os anos 70 o Alviverde assumiu a liderança e o Alvinegro voltando a empatar o confronto com a conquista do Paulistão de 2018.
Diabo x Capeta
A história de Palmeiras e Corinthians é rica de duelos importantes, mas de provocações que acompanharam os times. Em 1999, o Verdão havia conquistado a Libertadores e dias depois enfrentou o Alvinegro pelo Campeonato Paulista que estava muito próximo do título. Marcelinho Carioca abriu o placar, mas Evair virou com dois gols e Edilson empatou. Com o resultado encaminhado, o Capetinha começou a fazer embaixadinhas e a atitude não agradou Paulo Nunes, apelidado de Diabo Loiro, e Junior que foram tirar satisfações. Os jogadores entraram em uma confusão generalizada que acabou com o encerramento da partida antes do tempo normal e o título sendo entregue ao Timão.
O maior clássico do Brasil?
Para muitos torcedores, o clássico entre Corinthians e Palmeiras é o maior do país. Em 2008, a revista norte-americana elegeu o Derby como o nono maior do mundo e o segundo das Américas, atrás apenas de Boca Juniors x River Plate. Dentro do estado de São Paulo a rivalidade fala mais alto já que em 2010 o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa que mostrava que 77% dos entrevistados palmeirenses acreditam que o Corinthians é o maior rival enquanto 59% dos alvinegros escolheram o Alviverde como maior rival. O fato é que além de opinião dos torcedores, a dupla se prova grande pelas suas conquistas e todos os confrontos realizados no Paulistão, Campeonato Brasileiro e Libertadores.
Expulsão de Gabriel
Em 2017, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pelo Campeonato Paulista na Arena Corinthians. O jogo se encaminhava para o final do primeiro tempo com um 0 a 0 no placar até que Maycon cometeu uma falta em Keno. O juiz Thiago Duarte Peixoto, no entanto, deu cartão amarelo para Gabriel que já tinha recebido o primeiro cartão minutos antes e portanto foi expulso. A atitude do árbitro gerou revolta corintiana que nada pode fazer. Para felicidade dos Alvinegros, Jô viria a marcar o gol da vitória do Timão e decretar mais um triunfo por 1 a 0.
LEIA MAIS:
Palmeiras x São Paulo: relembre como surgiu o Choque-Rei
Você sabe qual foi o primeiro jogo no Allianz Parque?
Você lembra? Primeiro jogo da Arena Corinthians teve visitante “indesejado”

