Home Futebol Corinthians x São Paulo: você sabe quem mais venceu na história do Majestoso?

Corinthians x São Paulo: você sabe quem mais venceu na história do Majestoso?

Sinônimo de grande rivalidade, o Majestoso já foi disputado 345 vezes; confira quem se dá melhor no retrospecto do confronto

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite do sábado dia 15 de fevereiro deste ano, o Corinthians foi ao estádio do Morumbi para enfrentar o São Paulo, em clássico válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista, no último “Majestoso” realizado cerca de 30 dias antes da paralisação do futebol no Brasil por conta da pandemia do coronavírus, que já dura mais de dois meses.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Apesar de várias oportunidades criadas dos dois lados, o clássico terminou sem alterar o placar do Morumbi, muito em razão de duas chances claras de gol desperdiçadas pelo corintiano Mauro Boselli e o são-paulino Alexandre Pato, além é claro das grandes atuações dos goleiros Cássio e Tiago Volpi.

O time treinado por Fernando Diniz ainda reclamou bastante de um pênalti não marcado já nos acréscimos do segundo tempo, quando o meia Igor Gomes teria sido derrubado dentro da área pelo volante Camacho, mas o árbitro Douglas Marques das Flores não enxergou infração e mandou o jogo seguir.

PUBLICIDADE

A partida também ficou marcada por gritos homofóbicos de parte da torcida após cobrança de tiro de meta feita pelo goleiro Cássio, o que interrompeu a sequência do jogo logo aos três minutos da etapa inicial. O árbitro conversou então com os capitães das duas equipes e o sistema de som do estádio pediu para que tais manifestações fossem cessadas.

Lance do último Majestoso realizado no Morumbi pelo Paulistão, que terminou empatado em 0 x 0 (Foto: Rubens Chiri/ São Paulo FC/ saopaulofc.net)

Lance do último Majestoso realizado no Morumbi pelo Paulistão, que terminou empatado em 0 x 0 (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)

O retrospecto do Majestoso

Este foi o jogo de número 345 na história do clássico entre Corinthians e São Paulo e o retrospecto é favorável ao Timão, que possui 130 vitórias contra 105 triunfos dos são-paulinos, mais 110 duelos que terminaram com igualdade no marcador.

No histórico das partidas contabilizadas pelo Campeonato Paulista, o Corinthians também se mostra superior com 67 vitórias e 58 derrotas, além de 59 empates. Pelo Brasileirão, o retrospecto segue com vantagem alvinegra: são 22 vitórias corintianas e 16 triunfos do São Paulo, mais 26 empates em 64 enfrentamentos.

Já no levantamento do Majestoso por local, o Timão é também melhor até mesmo fora de seus domínios. No Morumbi, as duas equipes já entraram em campo em 148 oportunidades, com 50 vitórias do Corinthians, 39 do São Paulo e 59 empates. Os corintianos também balançaram mais as redes em “território inimigo”: foram 168 gols contra 163 dos donos da casa.

PUBLICIDADE

Na Arena em Itaquera já foram disputados 12 clássicos entre os dois clubes e o Corinthians jamais perdeu, com nove vitórias e três empates, anotando 25 gols e sofrendo somente nove. O equilíbrio aparece nos jogos disputados dentro do Pacaembu, a antiga “casa” corintiana, mas ainda assim com vantagem em preto e branco: em 136 confrontos, foram 51 triunfos do Timão e 50 do Tricolor, mais 35 empates.

LEIA MAIS

Corinthians é acionado na Fifa por dívida de US$ 2 milhões com o Wanderers

Você lembra o placar desses jogos do São Paulo em 2020? Faça o teste!

Em vídeo no Instagram, Casagrande pede fim do racismo e preconceitos: “Chega de ódio, queremos paz e amor”