Home Futebol De Jefferson a Max: os maiores pegadores de pênaltis pelo Botafogo

De Jefferson a Max: os maiores pegadores de pênaltis pelo Botafogo

Goleiros históricos já passaram pelas traves botafoguenses e alguns se destacaram por serem os maiores pegadores de pênaltis do clube

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Pegar pênaltis não é para qualquer goleiro. Uma mistura de técnica, sorte e claro, muito treino, fazem um arqueiro aumentar suas chances de defender um time. No Botafogo, o clube tem uma rica tradição de grandes defensores de pênaltis e alguns deles são queridos pela torcida.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJOTGNKaHVhciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Com grandes nomes na lista e outros nomes até criticados pela torcida, o Botafogo é um dos clubes que possuem grande histórico de defesas históricas. Seja ao longo dos 90 minutos ou durante uma decisão de pênaltis, o Alvinegro tem Jefferson e Gatito como dois nomes fundamentais em um passo recente para o clube.

PUBLICIDADE

Veja quais são os principais goleiros que defenderam pênaltis no Botafogo

1 – Jefferson – 19 pênaltis

O jogador que mais defendeu pênaltis na história do Botafogo foi Jefferson que conseguiu defender 19 pênaltis em 13 anos de General Severiano. Entre todos os penais defendidos pelo goleiro 15 foram no tempo normal e 4 ocorreram após prorrogações.

2 – Sebastião Wagner – 14 pênaltis

Wagner construiu praticamente toda sua carreira no Rio de Janeiro. Com passagens por Bangu, Bonsucesso, América-RJ, Nova Iguaçu e Madureira, foi no Botafogo que o goleiro ganhou notoriedade. Em 10 anos de Alvinegro, o arqueiro defendeu 14 pênaltis sendo 9 em tempo normal e 5 em decisões após o tempo extra. Quando precisou ser acionado, Wagner brilhou e nunca perdeu uma decisão jogando pelo time de General Severiano.

PUBLICIDADE

3 – Gatito – 12 pênaltis

Gatito tem se destacado no Botafogo pela regularidade que teve ao longo das últimas temporadas. Em apenas quatro temporadas no clube, o paraguaio já defendeu 12 pênaltis sendo sete deles históricos para o time da Estrela Solitária: 3 contra Olímpia pela Libertadores 2017, 2 pela final do Campeonato Carioca 2018 contra o Vasco e 2 na Copa do Brasil 2020 contra o Náutico pela segunda fase.

4 – Oswaldo Baliza – 6 pênaltis

Entre 1942 a 1952, Oswaldo Baliza foi o goleiro do Botafogo e não desperdiçou as oportunidades no clube. Foram seis cobranças definidas em uma década no clube e três títulos conquistados no Fogão: Campeonato Carioca de 1948, Torneio Municipal de Futebol do Rio de Janeiro e Torneio Triangular de Porto Alegre em 1951.

PUBLICIDADE

5 – Max e Manga com 5 pênaltis

No quinto lugar dois goleiros estão empatados com 5 pênaltis agarrados. Max, que atuou no Fogão entre 2002 e 2007, foi um dos mais criticados pela torcida nos últimos anos devido a sua irregularidade embaixo da meta Alvinegra. Do outro lado, um dos mais goleiros da história do clube é Manga que jogou 1959 e 1968 no Fogão e se consagrou como uma das maiores contratações da história do clube. Em comum, ambos defenderam cinco pênaltis no time de General Severiano.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

5 contratações aleatórias do Botafogo

Vasco x Botafogo: quem mais venceu no clássico?

Fluminense x Botafogo: quem leva a melhor no clássico?