A estabilização da curva da pandemia de coronavírus ainda não é uma realidade no Rio de Janeiro. Com mais de 514.992 casos confirmados e 29.341 mortes registradas em razão da doença desenvolvida pelo vírus até o momento do fechamento dessa matéria, o futebol também sente o efeito da grave situação. De acordo com o site Globoesporte.com,em nas últimas semanas 841 exames foram realizados em funcionários dos clubes do Rio de Janeiro 157 pessoas testaram positivo para doença, incluindo jogadores, de Flamengo e Vasco, que já demonstraram ser favoráveis à volta dos treinos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Somente nos dois clubes foram registrados 113 casos. Na primeira bateria, o rubro-negro carioca computou 38 casos, enquanto o Vasco somou 75 casos, com 5 e 19 atletas infectados, respectivamente.
O Madureira fez 40 testes mas não revelou os resultados.
Do total de 157 resultados positivos, 44 são atletas. A maioria esmagadora é assintomática, e o índice de infectados é fe 18,6% levando em consideração todos os testados.
Ao todo, 10 clubes realizaram exames em seus funcionários (Flamengo, Bangu, Portuguesa, Volta Redonda, Vasco, Nova Iguaçu, Macaé, Madureira, América e Boa Vista), e os maiores índices de infectados foram obtidos nos exames do Vasco e do Bangu, 31% e 30% dos testados.
Os maiores dos clubes fizeram o teste rápido. Mas no Flamengo e Vasco, também houve o teste RT-PCR, que é feito através de material genético retirado do nariz através de um cotonete. O RT-PCR pode custar até R$ 250,00, por ter uma precisão maior. Os testes rápidos são feitos atráves da aplicação de uma agulha no braço ou por meio de um furo no dedo, e geram resultado em até 15 minutos.
Nas últimas semanas a Federação de futebol do Rio de Janeiro (FERJ) comprou 700 testes e ajudou na testagem dos clubes menores.
O Flamengo já voltou aos treinos, seguindo protocolos de segurança, mesmo sem a autorização do governo do Rio. O Vasco chegou a ensaiar uma volta mas os resultados positivos deixaram o cruzmaltino mais receoso quanto a esse retorno. Já Botafogo e Fluminense, sempre foram contrários à volta dos treinamentos, mesmo com protocolos de prevenção da Covid-19.
Foto: Divulgação / Instagram-flamengo
LEIA MAIS:
Clubes paulistas pedem cautela na volta aos treinos e testes de coronavírus no mesmo dia
https://www.torcedores.com/noticias/2020/05/clubes-paulistas-cautela-treinos-testes-coronavirus
Denílson condena Flamengo sobre volta do futebol: Está passando da linha
https://www.torcedores.com/noticias/2020/05/denilson-condena-flamengo-volta-futebol
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE