Home Futebol Futebol de Santa Catarina foi do céu ao inferno em 5 anos na Série A

Futebol de Santa Catarina foi do céu ao inferno em 5 anos na Série A

A temporada de 2020 não terá nenhum representante de Santa Catarina na Série A

Vitor Cavalcanti
Colaborador do Torcedores.com.

O futebol de Santa Catarina foi do céu ao inferno nos últimos cinco anos. O estado que tinha quatro representantes na Série A em 2015 (Joinville, Avaí, Figueirense e Chapecoense), para a temporada de 2020, não vai ter nenhum time no principal torneio do país.

PUBLICIDADE

O Brasileirão de 2015 começou com Santa Catarina sendo o estado com o segundo maior número de representantes. Atrás apenas de São Paulo, que tinha cinco (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Ponte Preta). O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, tinha três representantes (Flamengo, Vasco e Fluminense – o Botafogo naquele ano disputava a Série B).

O que poderia ser um ano mágico, começou uma série de quedas que culminou com todos os representantes rebaixados no fim de 2019.

PUBLICIDADE

Brasileirão 2015

Naquela temporada, o Joinville acabou com a lanterninha da Série A, com apenas 31 pontos. O Avaí foi o 17º colocado, com 42 pontos, e também caiu, deixando os catarinenses com apenas dois representantes para a temporada 2016.

Brasileirão 2016

O ano de 2016 teve o Figueirense rebaixado, com 37 pontos, na 18ª colocação. Dos quatro que começaram o ano anterior, a Chapecoense era a única que conseguia se manter. Na Série B de 2016, o Avaí conseguiu novamente o acesso e iria disputar a Série A em 2017

PUBLICIDADE

Brasileirão 2017

Com a queda do Figueira e acesso do Avaí, Santa Catarina se mantinha com dois representantes na Série A, porém, por pouco tempo. O Avaí mais uma vez caiu no final do campeonato. O Leão foi o 18º, com 43 pontos. Restava a Chape

Brasileirão 2018

Na temporada de 2018, a Chapecoense era a única representante de Santa Catarina na Série A. O time de Chapecó terminou o torneio na 14ª posição, com 44 pontos. Na Série B, o Avaí conseguiu novamente o acesso para a primeira divisão.

PUBLICIDADE

Brasileirão 2019

Santa Cararina voltava a ter dois times na Série A. Porém, o tombo dessa vez foi pior. Avaí e Chapecoense caíram no ano passado, na lanterna e vice-lanterna da competição, respectivamente. Como nenhum clube catarinense subiu da Série B, Santa Catarina vai amargar a marca de não ter nenhum representante na primeira divisão do futebol brasileiro em 2020.