Ouro olímpico, Copa das Confederações e mais: 8 grandes jogos da Seleção no Maracanã

Vamos dar um passeio pela história do templo do futebol através de jogos da seleção brasileira

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Michael Regan/Getty Images

Entre os anos 1950 até meados dos anos 1980, a Seleção Brasileira teve como principal casa o Maracanã. Palco de tragédias e glorias, a amarelinha marcou história jogando no maraca. Por isso, vamos relembrar alguns dos principais jogos dela no estádio carioca.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Brasil 4 X 0 México – Copa do Mundo 1950

O jogo de abertura da Copa do Mundo de 1950 acaba sendo pouco lembrado dentro da história do Maracanã, mas aqui temos o início de uma nova fase para a Seleção e para o torneio.

A Copa do Mundo dos grandes estádios e de uma comunicação mais eficiente. E a seleção, por sua vez, passou de zebra à favorita. Se em 1938 o terceiro lugar foi uma surpresa, aqui o vice foi visto como azar. Fato é que esse jogo simboliza um novo rumo para o futebol.

Dentro de campo, Ademir (duas vezes) Jair e Baltazar fizeram a alegria dos 81 mil torcedores presentes no Maracanã.

Brasil 2 X 0 Itália – Amistoso 1956

Um amistoso cercado de lendas. A primeira vez da Azurra no Maracanã, segundo um documentário italiano, foi diante de um público de 210 mil pessoas, sendo aproximadamente 50 mil italianos. Mas, no site da CBF, o público presente seria de 95 mil pessoas. Isso mostra como era fácil se perder no gigante Maracanã.

Dentro de campo, o destaque ficou para, Zizinho que marcou o primeiro gol, e Canário, autor do segundo.

Brasil 1 X 0 Paraguai – Eliminatórias 1969

Novamente uma partida de enorme público: aproximadamente 183 mil pessoas. Era o último jogo das Eliminatórias das “Feras do Saldanha”, que vinham de grandes resultados nas Eliminatórias. Mas a situação foi diferente.

Com o Paraguai jogando duro, Saldanha mandou o time jogar com cautela e ir ditando o ritmo. Até que. aos 23 do segundo tempo. Pelé marca para a Seleção, garantindo o resultado.

Brasil 1 X 0 Alemanha – Amistoso 1982

A Seleção que encantou os brasileiros no inicio da década de 1980 deixou a marca no Maracanã. Os futuros vice campeões mundiais pararam diante da Seleção Brasileira e do calor do Rio de Janeiro. O jogo embalou aquela Seleção que, até hoje, é tida para muitos como a melhor de todos os tempos.

A partida foi dominada pela seleção canarinho, que teve diversas oportunidades perdidas, e muitas defesas do goleiro alemão Schumacher. Ao final da segunda etapa, Junior garantiu a vitória brasileira.

Brasil 1 X 0 Uruguai – Copa América 1989

39 anos depois, a vingança. Em 1989, a Seleção Brasileira estava bastante desacreditada, já que vinha de resultados ruins, inclusive na primeira fase do torneio. Mas, na segunda fase, o Brasil começou a encontrar o caminho da vitória e a dupla Bebeto e Romário começava ali uma parceria de sucesso.

A decisão foi exatamente no mesmo dia do Maracanazo: 16 de julho. O Brasil voltava a conquistar um título depois da Copa do Mundo de 1970.

Em campo, um jogo bem disputado no início. Aos poucos, a Seleção foi tomando conta e ditando o ritmo. Aos quatro minutos da segunda etapa, Romário marca o gol da vitória brasileira.

Brasil 2 X 0 Uruguai – Eliminatórias 1993

O Brasil iria para o último jogo nas Eliminatórias precisando do empate, enquanto o Uruguai precisando da vitória. Romário, durante a semana, havia dito que iria classificar a Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo de 1990, o Brasil havia sido eliminado precocemente. Já nas duas últimas Copa América, caiu diante da Argentina.

A Seleção vinha com muita desconfiança e ameaçada de ficar fora do mundial. Porém, em campo, Romário cumpriu a promessa e marcou duas vezes, garantindo a classificação para o Mundial de 1994.

Brasil 3 X 0 Espanha – Copa das Confederações 2013

A Espanha era a melhor seleção do mundo naquele momento e o Brasil estava com muitos problemas na preparação para a Copa do Mundo. Mas a Copa das Confederações foi um sinal verde.

Em campo, o Brasil enfrentava uma Espanha que já anunciava como seria a participação na Copa do Mundo. Com gols de Fred (duas vezes) e Neymar, o Brasil era campeão do torneio.

Brasil 1 X 1 Alemanha (Pen 5 X 4) – Olimpíadas 2016

O Brasil estava em baixa antes das Olimpíadas. Uma eliminação na primeira fase da Copa América Centenário, e o 7 a 1 para a Alemanha ainda era uma memória muito recente. A primeira fase das Olimpíadas teve um clima tenso. Com empates nos jogos com Africa do Sul e Iraque, o Brasil se classificou apenas na última rodada, vencendo a Dinamarca por 4 a 0.

A fase final foi mais tranquila, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia nas quartas de final, e uma larga vitória sobre Honduras por 6 a 0 nas semifinais.

A final foi um jogo preso, com poucas oportunidades, mas com gols de Neymar e Meyer, que levaram as equipes para os pênaltis. O equilíbrio se manteve até a quarta cobrança alemã, defendida por Weverton. Neymar converteu o quinto e último pênalti. O Brasil, pela primeira vez, conquistava a medalha de ouro olímpica no Maracanã.

LEIA MAIS SOBRE O MARACANÃ

Veja quais são os 10 maiores públicos da história do Maracanã