Home Futebol Ouro olímpico, Copa das Confederações e mais: 8 grandes jogos da Seleção no Maracanã

Ouro olímpico, Copa das Confederações e mais: 8 grandes jogos da Seleção no Maracanã

Vamos dar um passeio pela história do templo do futebol através de jogos da seleção brasileira

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Entre os anos 1950 até meados dos anos 1980, a Seleção Brasileira teve como principal casa o Maracanã. Palco de tragédias e glorias, a amarelinha marcou história jogando no maraca. Por isso, vamos relembrar alguns dos principais jogos dela no estádio carioca.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI1R2VHRmhncSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Brasil 4 X 0 México – Copa do Mundo 1950

PUBLICIDADE

O jogo de abertura da Copa do Mundo de 1950 acaba sendo pouco lembrado dentro da história do Maracanã, mas aqui temos o início de uma nova fase para a Seleção e para o torneio.

A Copa do Mundo dos grandes estádios e de uma comunicação mais eficiente. E a seleção, por sua vez, passou de zebra à favorita. Se em 1938 o terceiro lugar foi uma surpresa, aqui o vice foi visto como azar. Fato é que esse jogo simboliza um novo rumo para o futebol.

Dentro de campo, Ademir (duas vezes) Jair e Baltazar fizeram a alegria dos 81 mil torcedores presentes no Maracanã.

Brasil 2 X 0 Itália – Amistoso 1956

PUBLICIDADE

Um amistoso cercado de lendas. A primeira vez da Azurra no Maracanã, segundo um documentário italiano, foi diante de um público de 210 mil pessoas, sendo aproximadamente 50 mil italianos. Mas, no site da CBF, o público presente seria de 95 mil pessoas. Isso mostra como era fácil se perder no gigante Maracanã.

Dentro de campo, o destaque ficou para, Zizinho que marcou o primeiro gol, e Canário, autor do segundo.

Brasil 1 X 0 Paraguai – Eliminatórias 1969

Novamente uma partida de enorme público: aproximadamente 183 mil pessoas. Era o último jogo das Eliminatórias das “Feras do Saldanha”, que vinham de grandes resultados nas Eliminatórias. Mas a situação foi diferente.

PUBLICIDADE

Com o Paraguai jogando duro, Saldanha mandou o time jogar com cautela e ir ditando o ritmo. Até que. aos 23 do segundo tempo. Pelé marca para a Seleção, garantindo o resultado.

Brasil 1 X 0 Alemanha – Amistoso 1982

A Seleção que encantou os brasileiros no inicio da década de 1980 deixou a marca no Maracanã. Os futuros vice campeões mundiais pararam diante da Seleção Brasileira e do calor do Rio de Janeiro. O jogo embalou aquela Seleção que, até hoje, é tida para muitos como a melhor de todos os tempos.

A partida foi dominada pela seleção canarinho, que teve diversas oportunidades perdidas, e muitas defesas do goleiro alemão Schumacher. Ao final da segunda etapa, Junior garantiu a vitória brasileira.

PUBLICIDADE

Brasil 1 X 0 Uruguai – Copa América 1989

39 anos depois, a vingança. Em 1989, a Seleção Brasileira estava bastante desacreditada, já que vinha de resultados ruins, inclusive na primeira fase do torneio. Mas, na segunda fase, o Brasil começou a encontrar o caminho da vitória e a dupla Bebeto e Romário começava ali uma parceria de sucesso.

A decisão foi exatamente no mesmo dia do Maracanazo: 16 de julho. O Brasil voltava a conquistar um título depois da Copa do Mundo de 1970.

Em campo, um jogo bem disputado no início. Aos poucos, a Seleção foi tomando conta e ditando o ritmo. Aos quatro minutos da segunda etapa, Romário marca o gol da vitória brasileira.

PUBLICIDADE

Brasil 2 X 0 Uruguai – Eliminatórias 1993

O Brasil iria para o último jogo nas Eliminatórias precisando do empate, enquanto o Uruguai precisando da vitória. Romário, durante a semana, havia dito que iria classificar a Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo de 1990, o Brasil havia sido eliminado precocemente. Já nas duas últimas Copa América, caiu diante da Argentina.

A Seleção vinha com muita desconfiança e ameaçada de ficar fora do mundial. Porém, em campo, Romário cumpriu a promessa e marcou duas vezes, garantindo a classificação para o Mundial de 1994.

Brasil 3 X 0 Espanha – Copa das Confederações 2013

PUBLICIDADE

A Espanha era a melhor seleção do mundo naquele momento e o Brasil estava com muitos problemas na preparação para a Copa do Mundo. Mas a Copa das Confederações foi um sinal verde.

Em campo, o Brasil enfrentava uma Espanha que já anunciava como seria a participação na Copa do Mundo. Com gols de Fred (duas vezes) e Neymar, o Brasil era campeão do torneio.

Brasil 1 X 1 Alemanha (Pen 5 X 4) – Olimpíadas 2016

O Brasil estava em baixa antes das Olimpíadas. Uma eliminação na primeira fase da Copa América Centenário, e o 7 a 1 para a Alemanha ainda era uma memória muito recente. A primeira fase das Olimpíadas teve um clima tenso. Com empates nos jogos com Africa do Sul e Iraque, o Brasil se classificou apenas na última rodada, vencendo a Dinamarca por 4 a 0.

PUBLICIDADE

A fase final foi mais tranquila, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia nas quartas de final, e uma larga vitória sobre Honduras por 6 a 0 nas semifinais.

A final foi um jogo preso, com poucas oportunidades, mas com gols de Neymar e Meyer, que levaram as equipes para os pênaltis. O equilíbrio se manteve até a quarta cobrança alemã, defendida por Weverton. Neymar converteu o quinto e último pênalti. O Brasil, pela primeira vez, conquistava a medalha de ouro olímpica no Maracanã.

LEIA MAIS SOBRE O MARACANÃ

Veja quais são os 10 maiores públicos da história do Maracanã