Home Futebol Maracanã #70: reformas, expectativa de título e final de 2014 sem Brasil

Maracanã #70: reformas, expectativa de título e final de 2014 sem Brasil

Palco da final da Copa do Mundo, Maracanã virou uma grande decepção pois não teve o Brasil na grande final depois de ser goleado de 7 a 1 pela Alemanha

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano
PUBLICIDADE

Brasil, Maracanã e Copa do Mundo. Três coisas que combinam muito e que fazem todo brasileiro ter nostalgia de tudo o que aconteceu no país por duas oportunidades. No entanto, algumas coisas geraram pesadelos em quem acompanhou o que aconteceu em cada edição do evento. Em 2014, o sonho de ganhar o sexto título em casa foi interrompido antes de chegar até o estádio.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJGTzBXcmRsZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O anúncio

O Brasil ficou sabendo que seria o país da Copa do Mundo de 2014 sete anos antes do evento acontecer. Com tempo de sobra para preparar todas as instalações, o comitê organizador do torneio definiu cada sede e escolheu o Maracanã para receber a final da competição. No entanto, seria necessário uma grande reforma que foi definida em 2009 com início em 2010 e um prazo limite de dois anos de entrega.

PUBLICIDADE

O lado externo e interno e a região do estádio foram totalmente modificados. Visando trazer modernidade e conforto para todos os espectadores, o Maracanã recebeu grande atenção da organização e acabou demorando mais do que o esperado e gastando mais de R$ 28 bilhões.

Com as reformas em andamento, o Brasil ficou na expectativa por receber a Copa do Mundo e ansioso por tudo o que o país ganharia com o retorno da competição. Turistas, ganho na economia, e claro, muito futebol de qualidade estariam de volta após 54 anos.

A seleção brasileira

Classificado automaticamente para a Copa do Mundo, a seleção brasileira realizou apenas amistosos para se preparar para o evento. Com a volta de Felipão em 2012 substituindo Mano Menezes, o sonho do sexto título era óbvio para qualquer brasileiro. Os bons jogos e a conquista da Copa América em 2013 quando a poderosa Espanha aumentou ainda mais a empolgação da torcida.

Apesar do susto na estreia com o gol contra de Marcelo, o Brasil conseguiu vencer a Croácia por 3 a 1, empatou sem gols com o México e encerrou a fase de grupos com uma goleada diante de Camarões por 4 a 1. Nas oitavas e quartas de final dois adversários conhecidos estavam pelo caminho: Chile e Colômbia, respectivamente. Nas oitavas, o empate em 1 a 1 contra o Chile e a vitória nos pênaltis. Na fase seguinte, uma vitória suada contra a Colômbia aproximava o Brasil de voltar ao Maracanã em busca de um resultado diferente do que aconteceu em 1950. Só faltava um único passo, mas o que poderia dar errado.

PUBLICIDADE

O dia final

Havia chegado o tão esperado dia do Brasil se aproximar novamente de uma final de Copa do Mundo. No entanto, o que nem brasileiros e nem alemães esperavam era que uma goleada vexatória aconteceria. Mesmo com a ausência de Neymar que estava fora após sofrer uma lesão contra a Colômbia, o Brasil ainda estava confiante que era possível vencer. O problema começou logo aos 11 minutos do primeiro tempo quando Muller abriu o placar no Mineirão. Outros quatro gols viriam logo em seguida com Klose, Kroos duas vezes e Khedira encerram o primeiro tempo com 5 a 0 marcados em 29 minutos.

Sem forças para reagir, o segundo tempo aumentou ainda mais o drama com Schurrle marcando mais duas vezes. O meia Oscar ainda fez o único gol de honra aos 45 minutos do segundo tempo e encerrou a chance do Brasil em voltar a jogar uma Copa do Mundo no Maracanã.

Maracanã sem Brasil

O sonho do hexa e de jogar no Maracanã já tinha ficado no passado. Com a derrota para a Alemanha por 7 a 1, o Brasil ficou para disputar o terceiro lugar com a Holanda em Brasília. No Rio de Janeiro, a seleção alemã enfrentou a Argentina e com gol de Gotze na prorrogação levou a melhor e conquistou o quarto título.

O que sobrou da Copa

O Maracanã recebeu sete jogos da Copa do Mundo de 2014 incluindo quatro na fase de grupos e três no mata-mata. Desde o encerramento da competição, o estádio ficou sob administração do Governo do Rio de Janeiro que repassou para a dupla Fla-Flu. Apesar de ter sido palco das Olimpíadas de 2016, o Jornalista Mário Filho voltou a ficar à disposição dos clubes cariocas para a disputa de campeonatos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

5 fatos que tornam o Maracanã um estádio histórico

FluMaraca? Veja o retrospecto do Fluminense jogando no Maracanã

PUBLICIDADE