Home Futebol Odair Titica: o primeiro camisa 10 da história do Santos

Odair Titica: o primeiro camisa 10 da história do Santos

Apesar de possui o maior camisa 10 de todos os tempos, não foi Pelé o primeiro grande jogador que vestiu a camisa do Peixe

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Os números atrás nas camisas surgiram só a partir da década de 1950 e foi com essa mudança que grandes números e ídolos do futebol mundial ganharam uma identificação com a cada equipe. No Santos, o 10 é sinônimo de Pelé, mas antes do Rei do futebol usar o número um outro jogador deixou seu nome na história como o primeiro da história a utilizar o numeral.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJQWVE1T2ZEdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O primeiro camisa 10 da história do Santos foi Odair Titica. Jogador formado na base do Peixe, Titica, que ganhou esse apelido pelo seu tamanho, atuou durante cinco temporadas na base e em 1943 foi promovido ao time principal. Com um faro de gol imperdoável, o atacante foi artilheiro durante quatro temporadas seguidas pelo Alvinegro (1948 a 1951).

PUBLICIDADE

Em nove anos no profissional do Santos, Odair Titica fez 223 jogos com 135 gols. Foram quatro títulos no time principal e outros três troféus na base do Peixe. Em 1952, o primeiro camisa 10 do clube deixou o time para se transferir ao Palmeiras. Apesar da saída, Odair é o 14º maior artilheiro da história do Santos e voltou para a sua cidade natal ao encerrar sua carreira como jogador.

LEIA MAIS:

Quando o Santos resolveu apostar em Neymar como um “novo raio?

PUBLICIDADE

Madson exalta parceria com Neymar e recorda assistência do craque no duelo contra o Palmeiras: “Momento especial”

De Coutinho a Reyes: 15 ex-jogadores que morreram em 2019