Home Futebol Pelé ou Maradona? Veja os números da carreira de cada jogador

Pelé ou Maradona? Veja os números da carreira de cada jogador

Opiniões de jogadores, técnicos e torcedores no mundo do futebol são divergentes sobre quem é o maior da história, mas se resumem entre Pelé e Maradona

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O futebol é o esporte mais popular do mundo e disso ninguém tem dúvidas. No entanto, a briga para ser o maior jogador da história é ampla e sempre mencionada por torcedores, jogadores e técnicos quando é necessário escolher um lado. Tanto Pelé como Maradona são apontados como os maiores e dividem opiniões de todos quando o brasileiro ou o argentino é escolhido como o ‘rei’ do esporte.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJmT2lSczhmNCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Os números da carreira de ambos são distintos e tem Pelé como maior em todos os quesitos de forma indiscutível. A importância de cada um para cada equipe também é levada em conta para mostrar o que cada um fez em épocas diferentes. Enquanto Pelé conduzia a seleção brasileira em três Copas do Mundo, era bicampeão continental e mundial com o Santos e dominava os campeonatos nacionais na década de 50 e 60, Maradona foi surgiu para o futebol na metade da década de 1970 em um mundo que o brasileiro estava aposentado e que a seleção argentina não tinha nenhum talento de peso e o jovem Diego Armando com seis anos de carreira assumiu o posto de líder.

PUBLICIDADE

Um dos principais pontos levados em conta em discussões é a versatilidade que Pelé apresentava enquanto Maradona era extremamente dependente da perna esquerda. Além de ter um ótimo domínio das duas pernas, o camisa 10 do Santos e do Brasil conseguia ser eficiente em dribles, combates corpo-a-corpo e no cabeceio. O argentino por sua vez era técnico com sua canhota, era um gênio na arte de driblar e sabia usar a baixa estatura para levar vantagem contra os adversários.

Veja os números completos das carreiras de Maradona e Pelé:

Pelé

Iniciou no Santos em 1956 e ficou na equipe até 1974. Desde a sua primeira partida pela equipe era notado que um talento estava nascendo nos campos da cidade litorânea. No entanto, o jogador virou um dos maiores da história pela genialidade apresentada em mais de 1000 jogos pelo Peixe. O enorme talento fez Pelé ser convocado para a seleção brasileira e disputar quatro Copas do Mundo (1958, 1962, 1966 e 1970) e conquistar três títulos (1958, 1962 e 1970), todos como peça principal. Já no final da carreira, o camisa 10 se transferiu para o New York Cosmos em 1974 onde atuou mais três anos. Em toda carreira, Pelé fez 1375 jogos, 1282 gols e conquistou 59 títulos.

Maradona

PUBLICIDADE

Para muitos, Maradona é considerado o maior jogador da história pela importância que teve por onde passou. O camisa 10 iniciou a carreira no Argentino Juniors em 1976 e apresentava um talento impressionante no modesto time do seu país. As grandes atuações Diego Armando para a seleção argentina onde esteve em quatros edições de Copa do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994) e conseguiu conquistar a Copa de 1986 onde foi o melhor jogador e protagonista da equipe nas fases finais com direito ao histórico gol de mão contra a Inglaterra nas quartas de final. Em clubes, Maradona ainda passaria por Boca Juniors (1980 a 1982), Barcelona (1982 a 1984), Napoli (1984 a 1991), Sevilla (1992 e 1993) e Newell’s Old Boys (1993 e 1994) até voltar para os Xeneizes em 1994 onde encerraria sua carreira três anos mais tarde. Ao todo, Maradona fez 695 partidas, marcou 365 gols e conquistou 11 títulos.

LEIA MAIS:

Maradona esteve perto de ser contratado pela Portuguesa por apenas 300 mil dólares

PUBLICIDADE

Por que Maradona é tão reverenciado no Napoli?

Campeão do Mundo 1986, ídolo no Napoli; saiba quantos gols Maradona marcou na carreira