Home Futebol Prata olímpica e demissão polêmica; relembre a passagem de Mano Menezes na Seleção

Prata olímpica e demissão polêmica; relembre a passagem de Mano Menezes na Seleção

Entre 2010 e 2012, a seleção brasileira teve Mano Menezes, que completará 58 anos, como seu treinador

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Nesta quinta-feira (11), um dos mais importantes técnicos do cenário recente do futebol brasileiro fará aniversário. Mano Menezes completará 58 anos numa trajetória de títulos, polêmicas e declarações marcantes no esporte neste período atual.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJNM0ZROXUyQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

E entre 2010 a 2012, o treinador foi o comandante da seleção brasileira. Um período para Mano que envolveu vitórias, conquistas, mas também algumas controvérsias. O Torcedores.com relembra esta história

PUBLICIDADE

Substituto de Dunga

Vindo do sucesso como técnico do Corinthians, Mano Menezes foi o escolhido da CBF para assumir a Seleção depois da Copa do Mundo de 2010, no lugar de Dunga. A missão era de recuperar o moral da equipe perdido com a eliminação para a Holanda.

A estreia de Mano foi com vitória sobre os Estados Unidos por 2 a 0. O grande destaque daquela partida foi a estreia com gol de Neymar, que finalmente teria a chance de jogar depois dos pedidos não atendidos de torcedores quando da Copa.

As três primeiras partidas do treinador foram vitórias, com a primeira derrota vindo em jogo no Qatar contra a Argentina (1 a 0). A trajetória inicial foi vitoriosa, mas logo tropeços começariam a ‘minar’ de certa forma a sua passagem na Amarelinha.

PUBLICIDADE

Prata olímpica

Em 2012, Mano Menezes foi comandante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O time de Neymar, Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato, Hulk, Thiago Silva, Lucas Moura, Leandro Damião e cia. chegou a sofrer um pouco, mas logo embalou e chegou até a final.

No entanto, o sonho do ouro ficou adiado por mais quatro anos, com a derrota na final para o México por 2 a 1. A medalha de prata foi conquistada e Leandro Damião o artilheiro da competição, com seis gols.

Dois Superclássicos e Copa América frustrada

PUBLICIDADE

Foram apenas dois os títulos de Mano no comando técnico brasileiro, ambas contra a Argentina. Os títulos foram o Superclássico das Américas, em 2011 e 2012, em jogos em que os dois times não poderiam atuar com atletas jogando no futebol europeu.

Dentre todos os torneios de porte com o time ‘adulto’, a única competição virou um fracasso. A Copa América de 2011 teve viu um time que decepcionou em todos os sentidos, com três empates e uma única vitória. A eliminação veio após derrota nos pênaltis nas quartas de final para o Paraguai.

A polêmica da demissão

A saída de Mano Menezes da Seleção Brasileira aconteceu apenas dois dias depois da conquista do Superclássico de 2012. Depois de se reunir com o então presidente da CBF, José Maria Marin, o diretor de seleções Andrés Sanchez e Marco Polo del Nero.

PUBLICIDADE

A demissão de Mano abriu uma guerra política entre Andrés e os dirigentes da entidade, que se espalharia pelos anos seguintes. Para o lugar do treinador, Luiz Felipe Scolari foi o chamado. Pela seleção ‘principal’, Mano treinou 33 partidas, com 21 vitórias, seis empates e seis derrotas.
LEIA MAIS

Reforma pode colocar Canindé como estádio para volta do Paulistão