Home Futebol Quais as condições e protocolos para o retorno do Campeonato Português?

Quais as condições e protocolos para o retorno do Campeonato Português?

Certame terá mais 90 jogos em um curto intervalo de tempo, com partidas nos meios e fins de semana

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Depois de quase 90 dias de paralisação, o Campeonato Português enfim retomará as suas atividades a partir desta quarta-feira (03), com duas partidas. Atual líder da competição, o Porto visita o Famalicão, enquanto no outro duelo o Portimonense encara o Gil Vicente, tentando se afastar da zona perigosa.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A retomada do futebol em Portugal foi marcada por algumas divergências entre a organização da competição e Federação com a Direção Geral da Saúde. No dia 10 de maio, após sinalizar positivamente para a volta do futebol no país, DGS divulgou uma nota com o parecer a ser seguido, e os dois primeiros tópicos descritos causaram polêmica.

A Direção Geral da Saúde afirmara que os clubes e jogadores ao retomarem treinamentos e jogos assumiam a responsabilidade de contrair a Covid-19, a tal ponto dos jogadores assinarem um termo de conduta, fato que não aconteceu.  A repercussão foi tamanha que o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol de Portugal realizou uma vídeo-conferência com os capitães de todos os times e o ex-ministro da Saúde português Adalberto Campos Fernandes, representando a FPF e a Liga. O encontro acabou surtindo efeito e as “arestas” foram aparadas.

PUBLICIDADE

No item 14 do parecer divulgado pela DGS ficou determinantemente proibido a presença de torcedores no interior e nos arredores dos estádios.

“Nenhuma competição pode ocorrer com público no interior dos estádios, até ao final da temporada. No exterior e imediações dos estádios, a circulação de pessoas deve ser limitada e condicionada, não estando autorizada a concentração de pessoas em número superior a 10”. A maioria dos outros pontos diz respeito às regras sanitárias e de distanciamento necessárias para evitar o contágio do coronavírus, que precisam ser seguidas por jogadores e também pelos clubes, FPF e Liga, como por exemplo:

  • Atletas, equipes técnicas e árbitros devem manter-se em recolhimento domiciliar desde a volta dos treinos para as competições oficiais e até o final da temporada de todas as competições.
  • Os deslocamentos devem restringir-se ao trajeto domicílio-clube/competição-domicílio. Apenas são permitidos contatos sociais com coabitantes e os membros do clube estritamente necessários para a prática desportiva.
  • Os membros do clube, que devem ser reduzidos ao mínimo indispensável, os coabitantes dos atletas, equipes técnicas e árbitros ficam igualmente obrigados ao dever de recolhimento domiciliar imposto aos atletas.
  • Os clubes devem ajudar os atletas e as suas famílias a evitar deslocamentos, recorrendo a entregas domiciliárias de bens e serviços.
  • Qualquer pessoa que durante a temporada desenvolva sintomas sugestivos de Covid-19 deve ser isolada e testada.
  • A FPF, a Liga Portugal e os clubes devem implementar uma estratégia de testes aos atletas, equipes técnicas, árbitros e demais intervenientes que permita a identificação precoce de casos positivos para o SARS-CoV-2 (que embora assintomáticos podem ser transmissores do vírus), promovendo o seu isolamento para uma rápida interrupção de cadeias de transmissão.

NÚMEROS DA PANDEMIA NO PAÍS

Em comparação com países vizinhos, Portugal computou um índice menos expressivo da pandemia. No último levantamento divulgado pelo órgãos de saúde, a região lusitana tinha registrado 32.895 casos da Covid-19, com 1.436 mortes.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial