Home Futebol Saiba cinco curiosidades sobre o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi

Saiba cinco curiosidades sobre o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi

Estádio foi projetado para receber 150 mil pessoas, mas sofreu várias reformulações ao longo da história e teve capacidade reduzida

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Tradicional palco do futebol brasileiro, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, traz consigo grandes história em longo de quase 60 anos de existência. Pertencente ao São Paulo Futebol Clube, a praça esportiva já recebeu a Seleção Brasileira em várias oportunidades, na mais recente delas, as cifras arrecadadas com bilheteria bateu o recorde nacional. Abaixo listamos outras grandes curiosidades da casa do Tricolor.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

MAIOR PÚBLICO DO ESTÁDIO FOI DO CORINTHIANS

Apesar de ser privado, a casa do São Paulo protagonizou seu maior público da história justamente em jogo de um arquirrival. Em 1977, Corinthians e Ponte Preta decidiram o Campeonato Paulista em três partidas disputadas no Morumbi. No segundo jogo do duelo alvinegro, 146.082 pessoas marcaram presença e assistiram o revés do Timão pelo placar de 2 a 1.

PUBLICIDADE

O triunfo da Macaca forçou um novo confronto no estádio. Mas desta vez, o Corinthians levou a melhor e findou um tabu de 23 anos sem títulos

ESTÁDIO JÁ RECEBEU 94 PAGANTES

Em total contraste com o recorde de público registrado na final do Paulistão de 77, o Morumbi já recebeu um jogo onde amargou apenas 29 pagantes. A partida em questão aconteceu em 1994, quando o São Paulo superou o Araçatuba pelo placar de 4 a 0. O fato do estádio estar vazio foi por conta que o Tricolor atuou com o time reserva, e horas mais tarde jogaria com a equipe principal em duelo no Chile, pela Copa Libertadores.

ARTILHEIRO IMPLACÁVEL

PUBLICIDADE

Nenhum outro atacante foi tão letal no Cícero Pompeu de Toledo como Serginho Chulapa. Ídolo do São Paulo, o jogador ostentou a marca de 135 gols em 185 jogos disputados no estádio.

MORUMBI COBERTO?

Um dos projetos cotados para a construção do Morumbi na década de 50 previa uma cobertura retrátil para o estádio. Assinado pela empresa soviética Antonov & Zolnerkevic, o plano acabou sendo descartado, uma vez que deixaria o palco com uma capacidade de apenas 60 mil lugares. Mesmo com o projeto sendo descartado, no período de longa construção do Morumbi ainda acreditava-se que o estádio será coberto.

“QUEIMARAM LARGADA”

PUBLICIDADE

A inauguração oficial do Morumbi se deu no dia 2 de outubro de 1960, em uma partida amistosa entre o São Paulo e o Sporting-POR. Contudo, dias antes do debute do estádio, um time formado por funcionários do clube encarou uma partida amistosa contra a empresa Domingo Raele.

O jogo improvisado acabou rendendo uma forte bronca de Paulo Planet Buarque aos funcionários do Tricolor.

LEIA MAIS: