Home Futebol Há seis anos, abertura da Copa do Mundo no Brasil rendia piadas e memes na web; relembre os melhores

Há seis anos, abertura da Copa do Mundo no Brasil rendia piadas e memes na web; relembre os melhores

Sucesso dentro das quatro linhas, a Copa de 2014 também rendeu uma ‘chuva’ de memes nas redes sociais. Você lembra da cerimônia de abertura?

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Há seis anos acontecia na Arena Corinthians, em Itaquera, a abertura da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. A cerimônia que antecedeu a partida entre Brasil x Croácia contou com shows de Claudia Leitte, Pitbull, Shakira, Jennifer Lopez e ainda teve a participação especial de Carlinhos Brown.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJKdkRjQ0c4SyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

A cerimônia durou cerca de 25 minutos e contou com a participação de cerca de 660 pessoas. A apresentação fez questão de exaltar os três “grandes tesouros brasileiros” –  a natureza, o povo e o futebol. A festa teve desde capoeiristas e dançarinos de frevo e forró, representando, entre outras coisas, a diversidade da cultura brasileira, até pessoas fantasiadas de árvores e flores, simbolizando a natureza do país.

Um dos momentos mais aguardados da cerimônia era o “chute inicial” da partida dado por um paraplégico com o auxílio do exoesqueleto, uma espécie de robô desenvolvido pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. A cena, no entanto, não ganhou o destaque merecido durante a transmissão e também virou piada.

Veja também:

Brasil, Espanha e Itália: relembre as seleções que mais decepcionaram na Copa do Mundo de 2014

PUBLICIDADE

Motivo de piadas, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 também foi muito criticada. O desabafo do cantor e compositor brasileiro Alceu Valença foi um dos mais fortes na época. “A nossa diversidade cultural que é VIVA, ALEGRE e ESPONT NEA foi representada por uma palidez mórbida, plastificada. Agora, sobre a música que representa a Copa do Brasil, tenho a dizer: um arranjado vergonhoso. Sonoridade medíocre que não tem nada a ver com a gente. Será que temos que carregar a vida toda esse complexo de vira-latas e sermos carne de segunda?”, questiou em um post feito em seu perfil no Facebook.

“Os grandes coreógrafos e a Marquês de Sapucaí é prova viva disso. Agora, sobre a música que representa a Copa do Brasil, tenho a dizer: um arranjado vergonhoso. Sonoridade medíocre que não tem nada a ver com a gente. Será que temos que carregar a vida toda esse complexo de vira-latas e sermos carne de segunda??? O Brasil precisa levantar o astral, ter orgulho do nosso universo criativo. Somos únicos no que somos!!! Pra que chamaram uma belga se temos Paulo Barros, Deborah Colker, Paulo Pederneiras e muitos outros profissionais experientes com competência garantida? Oh, Dona Fifa, autoritarismo está fora de moda. É tempo do mundo enxergar a diversidade do planeta. Mais respeito com nossa gente”, acrescentou.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.ex.co/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

[playbuzz-item item=”604a5721-96e1-48cc-958b-f974abc6594e” shares=”false” wp-pb-id=”146816″]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Em que times jogavam os campeões da Copa do Mundo de 2002?
Goleadas, golaços e sufoco: relembre o caminho do Brasil na Copa do Mundo de 2002

Seleção brasileira: em quais times jogavam os campeões da Copa das Confederações de 2005?
Nove campeões olímpicos com a Argentina em 2008 ainda atuam em grandes ligas da Europa