Home Extracampo Taison se tornou um dos jogadores brasileiros que mais falam sobre racismo

Taison se tornou um dos jogadores brasileiros que mais falam sobre racismo

Taison se tornou uma das principais figuras no combate ao racismo dentro do futebol mundial

Vitor Cavalcanti
Colaborador do Torcedores.com.

Os brasileiros Taison e Dentinho ganharam as manchetes do noticiário mundial em novembro do ano passado quando foram vítimas de atos racistas por parte da torcida do Dínamo Kiev, durante partida do Campeonato Ucraniano.

PUBLICIDADE

Os xingamentos racistas direcionados aos brasileiros fizeram com que Taison se revoltasse, mostrasse o dedo e chutasse uma bola em direção a torcida do rival. O jogador acabou sendo expulso. Taison e Dentinho saíram de campo chorando. Além da expulsão, Taison ainda foi punido pela federação ucraniana com um jogo de suspensão por conta de sua reação.

O Shakhtar Donetsk também se manifestou nas redes sociais e prestou solidariedade aos brasileiros:

PUBLICIDADE

“Vocês são os melhores! Estamos com vocês! #RacismoNão”, disse o Shakhtar em publicação no Twitter


“Eu nunca passei por isso na minha vida. Foi um negócio que foi estranho para mim. Estou no país há nove anos e nunca tinha acontecido isso. Já tinha visto acontecer em outros lugares, em outros estádios e nunca pensei que ia acontecer isso”, disse Taison à Rádio Atlântida dias após os acontecimentos.

PUBLICIDADE

 

Ver essa foto no Instagram

 

“ Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor… “ Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível ! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento ! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar ! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade ! O meu papel é lutar , bater no peito , erguer a cabeça e seguir lutando sempre ! ✊? Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista ! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito ! Obrigada a todos pelas mensagens de apoio ! Seguimos a luta …✊? Net rasizmu

Uma publicação compartilhada por Taison Barcellos Freda (@taisonfreda7) em

PUBLICIDADE

 

Ver essa foto no Instagram

 

I Have a Dream ! Eu tenho um sonho! glory to God ??⚽️⚽️✊?

PUBLICIDADE

Uma publicação compartilhada por Taison Barcellos Freda (@taisonfreda7) em

Dentinho também se manifestou após a partida e condenou as ofensas que sofreu.

“Durante o jogo, por três vezes, a torcida adversária fez sons que lembravam macacos, sendo duas vezes direcionadas a mim. Essas cenas não saem da minha cabeça. Não consegui dormir e já chorei muito. Sabe o que eu senti naquele momento? Revolta, tristeza e nojo de saber que ainda existem pessoas tão preconceituosas nos dias de hoje. Não posso me calar diante de algo tão grave.”, disse o atacante.

PUBLICIDADE