Kahn, Lehmann, Alisson e mais: veja os goleiros que já faturaram o prêmio de melhor da Europa
Oliver Kahn é o recordista de troféus na premiação dada aos melhores goleiros da temporada pela Fifa
Divulgação Twitter
A partir da temporada 1997/98, a Fifa resolveu segmentar o seu prêmio anual para os melhores jogadores e incluiu os goleiros na lista dos condecorados. Diante da forte concorrência com meias e atacantes, os atletas da posição sempre foram preteridos nas premiações. A única exceção até hoje foi o russo Lev Yashin, o Aranha Negra, que em 1963 faturou a Bola de Ouro, após brilhar defendendo a União Soviética e o Dínamo Moscou.
O arqueiro se tornou referência para novos goleiros e marcou época, tanto que recentemente, a revista France Football, responsável por entregar o prêmio Bola de Ouro, instituiu o troféu para eleger o melhor na posição, intitulando o mesmo de Lev Yashin.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
O primeiro arqueiro vencedor do prêmio concedido pela Fifa para a posição foi o suíço Peter Schmeichel, que na época atuava no Manchester United. Protagonista negativo na Copa do Mundo de 2002, onde o Brasil faturou o Penta, o alemão Oliver Kahn foi supremo nas edições seguintes do prêmio, faturando a honraria por quatro temporadas seguidas, defendendo o Bayern.
A lista de vencedores ainda conta com goleiros renomados como Buffon, Peter Cech e Van der Sar. Entre os brasileiros, Alisson foi o último vencedor da premiação, após uma temporada exímia defendendo o Liverpool, e se juntou à Júlio César, que faturou o troféu na temporada 2009/10, vestindo as cores da Inter de Milão.

