Willian, Thiago Silva e mais: 12 brasileiros que jogam na Europa há mais de uma década
Atletas tiveram passagens de destaque por times do futebol europeu. Alguns chegaram a defender a Seleção.
Julian Finney/Getty Images
Chegar no futebol europeu é uma das metas de vários jogadores brasileiros. As altas cifras e a chance de disputar grandes campeonatos fazem com que cada vez mais atletas sigam para o Velho Continente. Alguns brasileiros jogam na Europa há mais de dez anos, e o Torcedores lista alguns nomes.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJvTnpVbmtkYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Willian: É jogador do Chelsea desde 2013. Antes, passou por Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Anzhi Makhachkala (Rússia). Está na Europa desde 2007.
Thiago Silva: Está em fim de contrato com o Paris Saint-Germain. Chegou ao futebol europeu em 2009 para defender o Milan. A passagem pelo time francês teve início em 2012.
Fernandinho: Joga desde 2013 no Manchester City. Antes, o volante defendeu o Shakhtar Donetsk por oito temporadas. Já são 15 anos na Europa.
David Luiz: Começou na Europa em 2007, pelo Benfica. Depois, teve duas passagens pelo Chelsea e uma no Paris Saint-Germain. Hoje é jogador do Arsenal.
Marcelo: São 13 anos no futebol europeu, todos no Real Madrid. Marcelo já superou a marca de 500 jogos com a camisa merengue.
Charles Dias: Está desde 2001 na Europa, defendendo times de Portugal e Espanha. Nascido em Belém-PA, Charles é atualmente jogador do Eibar.
Fernando Reges: Começou a trajetória na Europa em 2007, no Porto. Depois, passou por Manchester City e Galatasaray. Atualmente, o volante joga no Sevilla.
Lucas Leiva: Também está há 13 anos no futebol europeu, sendo dez deles no Liverpool. Desde 2017, Lucas Leiva defende as cores da Lazio.
Ari: Chegou ao futebol sueco em 2006, para jogar no Kalmar. De lá pra cá, o atacante passou por AZ Alkmaar (Holanda), Spartak Moscou, Lokomotiv e atualmente está no Krasnodar (os três são da Rússia).
Dante: Já são 16 anos no futebol europeu. O zagueiro chegou ao Lille, da França, em 2004. Depois, teve passagens pela Bélgica e sete anos seguidos na Alemanha. Atualmente é jogador do Nice.
Marcelo Antônio: Chegou ao Wisla Cracóvia, da Polônia, em 2008. Desde então, o zagueiro passou por PSV, Hannover e Beşiktaş, e hoje está no Lyon.
Guilherme Marinato: Está no Lokomotiv Moscou, da Rússia, desde 2007. Em 2016, Guilherme passou a defender a Seleção Russa, após conseguir se naturalizar.
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
Só pintura! 7 jogadores que esbanjaram categoria em momentos decisivos
Malcom, Danilo, Joelinton e mais: 7 brasileiros que ajudaram times formadores nesta temporada

