Home Basquete Em protesto contra a violência policial, jogador da NBA dá entrevista com colete à prova de balas

Em protesto contra a violência policial, jogador da NBA dá entrevista com colete à prova de balas

Ala-armador Donovan Mitchell, do Utah Jazz, ainda gravou nomes de pessoas que sofreram com brutalidade das forças de segurança

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

O clima de protesto contra a violência policial tem tomado conta da NBA. Mas, após a partida entre Utah Jazz e New Orleans Pelicans, que marcou a retomada da Liga na última quinta-feira (30), o ala-armador Donovan Mitchell encontrou uma forma diferente de protestar. O jogador conversou com a imprensa enquanto segurava um colete à prova de balas.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Os jogadores da NBA podem estar isolados em uma bolha na Flórida. Mas isso não significa que estejam desconectados da realidade estadunidense.

Na reabertura da Liga, o Utah Jazz venceu o New Orleans Pelicans por 106 a 104. No entanto, nem mesmo a vitória impediu que Donovan Mitchel lembrasse do sofrimento dos negros nas mãos dos policiais. Confira abaixo:

PUBLICIDADE

“Donovan Mitchell trouxe um colete à prova de balas para o jogo com os nomes de inúmeras pessoas mortas pela polícia. Como afro-americanos … estamos cansados de ter medo”, escreve a publicação da página “Bleacher Reporter”.

“Eu tentei colocar todos os nomes possíveis das pessoas que morreram de brutalidade e violência policial. Há uma citação na parte de trás que diz: ‘Sou o próximo?’ Como homem afro-americano, não importa quanto dinheiro você tem ou quão famoso você é, qual é o seu trabalho ou seu nome”, disse o jogador.

“Um colete à prova de balas mostra que temos as mãos para cima, para que não atire. Estamos cansados de ver isso. Estamos cansados de ter medo”, explicou Spider.

PUBLICIDADE

Vidas Negras Importam

A morte de George Floyd em uma abordagem policial, em Maio, fez eclodir um movimento batizado de “Black Lives Matters” (Vidas Negras Importam, em tradução para o português). Desde então, inúmeros atos antirracismo foram organizados por coletivos negros nos Estados Unidos e pelo mundo afora.

Antes de se mudarem para o Complexo Esportivo montado na Disney, diversos atletas da NBA foram às ruas para participar das manifestações. Como, por exemplo, Justin Anderson, Karl-Anthony Towns, Jordan Clarkson, Justin Anderson, Malcolm Brogdon e Jaylen Brown.

O engajamento dos atletas não foi ignorado pela Liga, tampouco silenciado. A organização mandou pintar a frase “Black Lives Matters” nas laterais das quadras. Além disso, permitiu que os jogadores mudassem os nomes das camisas por uma das 27 frases que representam igualdade.

Antes da partida entre Utah Jazz e New Orleans Pelicans, os jogadores puderam quebrar os protocolos e se ajoelhar enquanto tocava o hino nacional dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Leia Mais