5 curiosidades sobre o Estádio de Laranjeiras, do Fluminense
Palco se tornou casa das categorias de base do Tricolor carioca, e recebeu o time profissional pela última vez em 2003
Divulgação - Fluminense
Dono de uma tradição ímpar no futebol, o Fluminense completa nesta terça-feira (21) 118 anos de existência. Antes de migrar para o Maracanã, o clube carioca tinha como casa o Estádio Manoel Schwartz, popularmente conhecido como Estádio de Laranjeiras, fazendo menção ao bairro onde é situado. No linguajar do futebol, o local é conhecido de forma incorreta como Estádio das Laranjeiras.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Independente da divergência na alcunha do estádio, o fato é que o mesmo protagonizou conquistas emblemáticas não só do Tricolor, como de outras equipes, e possui diversas curiosidades, presenciando feitos históricos na história do futebol. Listamos abaixo cinco fatos marcantes.
PRIMEIRA CASA DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Único estádio do país com arquibancadas de concreto ao redor do campo, o Estádio de Laranjeiras foi o primeiro do país a receber a Seleção Brasileira. No ano de 1914, justamente no dia do aniversário do Fluminense, o escrete canarinho enfrentou o clube inglês Exeter City, que fazia excursão pela América do Sul.
PRIMEIRA TAÇA
Além de ter recebido o primeiro jogo da Seleção Brasileira na história, o palco também presenciou a primeira conquista do time verde amarelo. Para receber o Sul-Americano de 1918, que só viria a ocorrer no ano seguinte, em razão da gripe espanhola, o Tricolor reformou as Laranjeiras, e deu sorte ao escrete nacional que faturou a sua primeira taça na história, desbancando Chile, Argentina e Uruguai.
FATO INÉDITO NO RÁDIO
No dia 1º de outubro de 1922, o Estádio de Laranjeiras também presenciou o primeiro duelo que teve transmissão via rádio na história. O embate entre Brasil e Uruguai foi transmitido por uma rádio uruguaia, marcando assim história do futebol nas ondas do rádio.
CRISTO REDENTOR
Considerado um dos pontos turísticos mais visitados no mundo, e também uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor tem relação com o estádio do Tricolor. O local de jogos foi responsável por receber a cerimônia de inauguração do Cristo, realizada em 12 de outubro de 1931.
CONQUISTAS DE OUTROS CLUBES
Ao longo de quase quatro décadas atuando no estádio, o Fluminense faturou importantes conquistas nas Laranjeiras. Contudo, não foi apenas o Tricolor que celebrou um título no local. Além do anfitrião, o local contemplou façanhas de Bangu, America, Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo, todos estes conquistaram ao menos um título atuando no tradicional gramado tricolor.

