Home Futebol Melhores zagueiros do Fluminense: Top 5 do passado e do presente

Melhores zagueiros do Fluminense: Top 5 do passado e do presente

Thiago Silva é considerado o maior zagueiro da história do Fluminense

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Eleger os melhores zagueiros da história do Fluminense é uma das tarefas mais difíceis que um jornalista pode ter. A princípio, todo torcedor lembraria de primeira o nome de Thiago Silva. Afinal, o defensor do Paris Saint-Germain é considerado um dos maiores ídolos da história recente do clube.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Por outro lado, o mais fanático tricolor não deixaria de citar jogadores que integraram equipes lendárias. Os times que conquistaram a Copa Rio de 1952, o Bicampeonato Carioca em 1975 e 1976, a Copa do Brasil de 2007, além dos Brasileiros de 1984. 2010 e 2012, habitam até hoje o coração da imensa torcida do Fluminense.

Alexandre Torres, Altair, Carlos Alberto Torres, Edinho e Leandro Euzébio foram fundamentais em diversas conquistas. Porém, o Torcedores.com resolveu correr o risco e fez a sua própria lista. Por isso, a lista abaixo leva em consideração os atletas com maior conjunto de qualidades e habilidades e não aqueles que conquistaram o maior número de títulos pelo clube. 

PUBLICIDADE

Thiago Silva

O “Monstro” sempre foi sinônimo de raça, habilidade e vigor. Por isso, é considerado o maior zagueiro da história do Fluminense. Ele foi o capitão do time na emblemática conquista da Copa do Brasil de 2007. Além disso, integrou a equipe que chegou na final da Copa Libertadores da América de 2008. Posteriormente deixou o clube para defender o Milan e o Paris Saint-Germain.

Pinheiro

Um dos integrantes da “Santíssima Trindade” defendeu o Fluminense entre 1949 e 1963. Vestiu a camisa do clube em mais de 600 partidas. Era considerado um zagueiro técnico, elegante e que cometia poucas faltas. De acordo com a imprensa do Rio de Janeiro, Pinheiro foi um dos melhores jogadores da sua geração na época. O defensor conquistou a Copa Rio de 1952, o Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960, além do Campeonato Carioca de 1951 e 1959.

Ricardo Gomes

Revelado pelo Fluminense, ele é considerado um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro nas décadas de 80 e 90. Ele atuou pelo Tricolor das Laranjeiras entre 1982 e 1988. Nesse ínterim, conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro de 1984 e o Tricampeonato Carioca (1983, 1984 e 1985). Posteriormente atuou pelo Benfica e Paris Saint-Germain. Além disso, acumulou inúmeras convocações para a Seleção Brasileira.

Duílio

Mais de 30 anos depois da lendária dupla Píndaro-Pinheiro, o Fluminense emplacou mais uma parceria emblemática em seu sistema defensivo: Ricardo Gomes e Duílio. O segundo foi capitão do time no Bicampeonato carioca (1983 e 1984). Além disso, levantou a taça do Campeonato Brasileiro, sobre o Vasco, em 1984. Duílio disputou quase 150 partidas com a camisa tricolor, durante três temporadas, antes de rumar ao futebol português.

PUBLICIDADE

Gum

Apesar de ser questionado por parte da torcida, Gum foi titular do Fluminense entre 2009 e 2018. Por outro lado, o zagueiro conquistou o carinho e o respeito dos tricolores ao ser um dos símbolos da campanha histórica que evitou o rebaixamento do clube no Brasileiro de 2009. Nesse ínterim, o “Guerreiro” conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro (2010 e 2012), o Campeonato Carioca (2012), além da Copa da Primeira Liga (2017).

LEIA MAIS: