Home Futebol Como Cláudio Adão se tornou ídolo da Copa do Mundo de Masters?

Como Cláudio Adão se tornou ídolo da Copa do Mundo de Masters?

Com iniciativa de Luciano do Valle, torneio aconteceu no final dos anos 80 até meados dos anos 90

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de Masters, ou Copa Pelé, aconteceu por iniciativa de Luciano do Valle no final dos anos 1980. Assim, a seleção brasileira reuniu craques como Rivelino, Edu, Zico, Dadá Maravilha, Pelé e Cláudio Adão. Esse último se tornou ídolo e completou 65 anos na última quinta-feira (02).

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Adão acumula passagens breves pelo time olímpico entre 1975 e 1976, e com passagens pelos quatro grandes do Rio, e também diversos clubes do Brasil. Ele ainda possui em seu currículo dois campeonatos mundiais de Masters. Por isso vamos relembrar um pouco da história deste campeonato e das participações do ex-jogador no torneio.

Origem

PUBLICIDADE

Por volta do final dos anos 1980, a ressaca das eliminações das Copas do Mundo de 1982 e principalmente 1986 deixou o futebol em baixa no país. É então que Luciano do Valle decidiu reunir ex-craques aposentados como Rivelino, Jairzinho e Gerson para realizar excursão pelo país contra times de menor expressão e amadores. Surgiu a base que disputaria o torneio em 1987.

Assim, junto a um grupo de empresários nascia a Copa Pelé. Em 1987, contou com um grande time incluindo o próprio Rei Pelé que participou apenas do jogo de estreia. O torneio aconteceu no Brasil, quase todo na cidade de São Paulo. Entretanto, a seleção brasileira foi derrotada na final para a Argentina.

O torneio recebeu diversas seleções com grandes jogadores, e durou de 1987 à 1989. Iremos abordar as edições que Cláudio Adão disputou.

Cláudio Adão na Copa do Mundo de Masters

Copa Pelé 1989

PUBLICIDADE

A primeira vez que Claudio Adão disputou o Mundial de Masters, ainda era conhecido como Copa Pelé, em 1989. Com muito destaque, foi eleito melhor jogador do torneio e artilheiro com seis gols, três marcados na final contra o Uruguai. Os jogos do Brasil foram:

Brasil 3 X 0 Reino Unido (Nunes, Lola, Wladimir)

Brasil 1 X 1 Itália (Mário Sérgio-BRA; Graziani-ITA)

Brasil 2 X 0 Alemanha Oriental (Cláudio Adão, Nunes)

PUBLICIDADE

Brasil 2 X 0 Uruguai (Cláudio Adão 2x)

Uruguai 2 X 4 Brasil (Siviero, Cabrera-URU; Cláudio Adão 3x, Rivelino-BRA)

Copa Zico 1990

As duas primeiras edições fizeram um sucesso tão grande que em 1990 ocorreu edição extra chamada de Copa Zico. Esta foi a última edição do mundial no Brasil. Cláudio Adão teve uma boa atuação, e seguiu importante para a seleção brasileira. Seguem abaixo os jogos do Brasil:

PUBLICIDADE

Brasil 4 x 1 Países Baixos (Eder, Cláudio Adão 2x, Willy Van de kerkhof  “contra”-BRA; Boeve-PAB)

Brasil 0 X 0 Argentina

Brasil 2 X 1 Polônia (Zico, Wladimir-BRA; Kmiecik-POL)

Brasil 2 X 1 Itália (Cláudio Adão, Serginho Chulapa BRA; Causio-ITA)

PUBLICIDADE

Brasil 5 X 0 Países Baixos (Zico 2x, Sérginho Chulapa, Eder Cafuringa)

Copa do Mundo de Masters 1991

Em 1991 o evento passou a ser chancelado pela FIFA que implementou algumas regras e mudou o país sede que nesta edição foi nos Estados Unidos. Outra importante mudança, agora para os jogadores – só poderiam participar atletas acima dos 34 anos que não estivessem disputando a primeira ou segunda divisão. Desta forma, Adão ficou impedido de participar, pois defendia o Bahia que estava na primeira divisão do Brasileirão.

Copa do Mundo de Masters 1993

PUBLICIDADE

Já em 1993, mais seleções se interessam pela Copa do Mundo de Masters uma vez que esta possuía a chancela da FIFA e atraía bom público. A Áustria vinha com uma equipe de jogadores recém aposentados, o que deu muito trabalho especialmente para o Brasil que mantinha a mesma base de 1987 e possuía alguns jogadores com mais idade. Os brasileiros caíram nas semifinais.

Brasil 1 X 1 Holanda (Wladimir-BRA; René Van de Kerkhof-HOL)

Brasil 0 x 0 Inglaterra

Brasil 1 x 0 Itália (Claudio Gentile “contra”)

PUBLICIDADE

Áustria 3 x 1 Brasil ( Schachner 3x-AUS; Serginho-BRA)

Foi a última edição disputada por Cláudio Adão. O torneio ainda teve mais uma edição em 1995 disputado na Áustria vencida pelo Brasil contra a Argentina. Apesar de não lembrado no time principal, o ex-jogador foi bastante lembrado pelas participações na Copa do Mundo de Masters.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJtR1dadzBnWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

LEIA MAIS
Julinho, Falcão e mais: quem foram os primeiros 10 brasileiros a disputarem a final da Liga dos Campeões?

PUBLICIDADE