Home Vida Saudável É necessário usar máscara para fazer exercício durante a pandemia?

É necessário usar máscara para fazer exercício durante a pandemia?

Apesar de dificultar a respiração, utilizar a máscara para realizar exercícios físicos durante a pandemia é importante

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

A pandemia do Coronavírus trouxe algumas “obrigatoriedades”, como a utilização de máscara, principalmente para entrar em ambientes comerciais e fechados. No entanto, muitas pessoas se perguntam se é realmente necessário utilizar a máscara ao praticar execícios físicos durante a pandemia.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI5UFNjUDd0ayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

De forma resumida, a resposta é sim. Quando nós respiramos de forma rápida, as gotículas sobrevoam todo o ambiente. Isso também ocorre com o suor eliminado durante as corridas e exercícios físicos. Portanto, imagine uma pessoa que está contaminada com o Coronavírus, mas não sabe disso. O que acontecerá se ela praticar exercícios físicos sem os cuidados higiênicos recomendados?

PUBLICIDADE

É óbvio que ela pode contaminar algumas pessoas, pois as nossas “secreções” permanecem no ar por algum tempo antes de cair e se depositar nos objetos. Dessa forma, as suas secreções podem atingir outra pessoa que passe por onde você havia passado. Até por esse motivo, devemos sempre manter distância das outras pessoas, principalmente se estiver realizando atividades físicas.

Entretanto, não podemos negar que o uso da máscara representa uma maior dificuldade de inspirar e expirar. No entanto, não existe nenhum risco de vida. O máximo que pode acontecer é que o seu corpo necessite de maior exigência dos músculos respiratórios, causando maior esforço físico.

Além disso, você também não precisa inspirar ou expirar com uma maior intensidade. O seu corpo conseguirá regular aventilação de inspiração e expiração, em repouso ou em exercício, mesmo com uso da máscara.

Cuidados no uso da máscara durante exercício:

  1. Utilize máscaras que sejam confortáveis e bem ajustadas. Lembre-se que uma máscara no queixo não adianta nada;
  2. Evite a todo custo tocar a máscara durante o uso. Isso pode contaminá-la;
  3. Substitua a máscara molhada, já que ela perde o poder de proteção quando está úmida e dificulta ainda mais a respiração;
  4. Sempre lave a máscara antes de voltar a utilizá-la.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Você sabe quem é o maior vencedor do Campeonato Cearense?

Veja 3 ocasiões em que jogos aconteceram em horários “diferentes”

Você sabe por que o Campeonato Cearense teve jogo às 9h da manhã?