Home Futebol Fifa planeja unificar protocolos de VAR nas ligas e evitar polêmicas

Fifa planeja unificar protocolos de VAR nas ligas e evitar polêmicas

Entidade quer evitar que regras do árbitro de vídeo sejam aplicadas de diferentes formas entre as competições

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

As polêmicas sobre o uso do VAR tem sido uma constante desde sua implementação no futebol. Mas para evitar algumas destas controvérsias, a Fifa decidirá por implementar um protocolo que ‘unifique’ o uso da tecnologia para todas as competições e ligas.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiI3aHhOSjRlbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

A Fifa e a International Board (IFAB) planejam fazer com que os protocolos do árbitro de vídeo não variem entre um campeonato e outro, criando polêmicas sobre o uso do replay em jogadas que não estariam nas regras de sua aplicação.

PUBLICIDADE

“Uma das responsabilidades da Fifa é de que as regras sejam únicas para todas as competições. As regras não podem ser implementadas de um jeito num lugar e diferente em outro. Nossa responsabilidade é de que o futebol seja jogado da mesma maneira em todo o mundo”, disse Pierlugi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, segundo o As.

A partir do último dia 1/7, a Fifa iniciou um projeto para apoiar que o VAR seja usado nas ligas de todo o mundo, e assumiu o papel que era da IFAB de fiscalizar o árbitro de vídeo, que antes estava na chamada ‘fase experimental’. A medida servirá para conter usos diferentes da tecnologia nas competições.

“Já imaginou jogadores jogando competições internacionais e tendo diferentes interpretações da regra em suas ligas locais? Decidir que o VAR tem de ser usado da mesma forma em todo mundo é óbvio. Podem haver algumas diferenças, mas que o uso seja implementado de forma geral”, declarou.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Negociação com Barcelona pode mandar Lautaro para o banco de reservas na Inter

(Crédito da foto : Reprodução/Site Oficial da Conmebol)