Home Extracampo 13 jogadores brasileiros que já conquistaram a Major League Soccer

13 jogadores brasileiros que já conquistaram a Major League Soccer

Entre eles está o ex-zagueiro do Los Angeles Galaxy David Júnior Lopes, que completará 38 anos neste domingo (19)

Pedro Giordan
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017 - Colaborador do Torcedores.com desde fev/2020

A Major League Soccer é uma das ligas que mais crescem no mundo. Desde a primeira edição, em 1996, jogadores como David Beckham, Thierry Henry, Hristo Stoichkov, Zlatam Ibrahimovic, Robbie Keane e outras estrelas do futebol internacional vestiram as cores das esquipes norte-americanas. Com isso, o campeonato passou a ser reconhecido em todo o mundo e atletas do mundo inteiro passaram a ir jogar no país, principalmente os brasileiros.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Alguns deles, aliás, conquistaram títulos e se tornaram ídolos. Para você ter uma ideia, o primeiro que jogou na liga de soccer foi o carioca Wélton Melo, que atuou na Terra do Tio Sam entre 1996 e 2001.

Desde então, cerca de 100 atletas do nosso país fizeram parte das diversas franquias espalhadas pelos EUA.

PUBLICIDADE

Ele não conquistou nenhuma taça, porém outros 13 jogadores nascidos aqui no Brasil conseguiram fazer isso. Veja baixo quem são eles:

Curt Onalfo (DC United 1997)

O primeiro atleta que conquistou a liga norte-americana de futebol tem uma história um pouco interessnte. Nascido em São Paulo, Curt Onalfo cresceu na cidade de Riedgefield, cidade localizada no estado de Connecticut. Ele fez parte do time que conquistou o tricampeonato para o DC United, em 1997. Porém, só jogou uma única partida e não fez nenhum gol.

Rodrigo Fária (San José Earthquakes 2003)

Vencer um campeoanto jogando ao lado do ídolo do país é algo muito bom para qualquer atleta. E o atacante Rodrigo Fária pode se orgulhar disso. Em 2003, ele e Landon Donovam foram os principais jogadores da campanha do San José Earthquakes, que levou a MLS Cup após vencer o Chicago Fire

PUBLICIDADE

Durante a campanha, o “MLS Rookie of The Year” de 2001 marcou três gols, entre eles o mais importante: o gol de ouro que classificou o time para a final da Conferência Leste, contra o Los Angeles Galaxy.

Marcelo Saragosa (Los Angeles Galaxy 2005)

Natural de Campo Grande, o meia Marcelo Saragosa jogou em quatro clubes da Major League Soccer, mas foi no LA Galaxy que ele chegou ao ponto alto da carreira. Logo em sua segunda temporada, em 2005, ele ergueu a taça do certame com a equipe da Califórnia.

Ednaldo da Conceição (Los Angeles Galaxy 2005)

Com passagens pelo futebol do Rio Grande do Sul, da Suíça e da Grécia, Naldo também estava no elenco campeão da MLS em 2005. Em 19 jogos, marcou apenas um gol.

Paulo Nagamura (Los Angeles Galaxy 2005 e Sporting Kansas City 2013)

Nagamura é quase uma lenda nos EUA. Com 252 partidas em quatro equipes diferentes (LA Galaxy, Toronto FC, Chivas USA e Sporting Kansas City), ele é o brasileiro que mais jogou na liga. Assim como Marcelo Saragosa, também jogou na base do São Paulo e conquistou o seu primeiro título em Los Angeles há quinze anos atrás.

PUBLICIDADE

Stefani Miglioranzi (Columbus Crew 2008)

Na única vez em que o Columbus Crew foi o grande campeão, dois faziam parte de seu rooster. Com passagens pelo Portsmouth e pelo Swindon Town, o mineiro Miglioranzi pousou na capital do estado de Ohio em 2007. No ano seguinte, participou 14 vezes da campanha que terminaria com o título do Columbus. Posteriormente, em 2009, se transferiria para o Philadelphia Union.

Atualmente, preside uma agência de marketing esportivo.

Pablo Campos (Real Salt Lake 2009)

Este é mais um dos jogadores que fizeram sucesso na América do Norte. Revelado pelo Guarani-SP, Pablo Campos fez parte do elenco que deu ao Real Salt Lake, o seu único triunfo na MLS Cup.

Depois disso, o carioca seguiu a sua carreira nas divisões inferiores e se tornou o maior artilheiro da história da North America Soccer League (53 gols).

PUBLICIDADE

Juninho e Leonardo (Los Angeles Galaxy 2011, 2012 e 2014)

O início da década de 2010 foi muito boa para os torcedores do Los Angeles Galaxy. Em 2011 e 2012, eles contvavam com Beckham, Donovan e Robbie Keane. Mesmo com a saída do inglês, em janeiro de 2013, o maior campeão nacional não se abateu e conquistou mais uma taça da MLS.

Sorte para os brasileiros que ali estiveram. Os primeiros que se juntaram ao grupo foram o zagueiro Leonardo e o meia Juninho, em 2010. Nos anos seguintes, se juntaram a eles: Marcelo Sarvas, David Júnior e Samuel (esse só ficou seis meses e não conquistou nenhum título).

Marcelo Sarvas (Los Angeles Galaxy 2012 e 2014)

Após vestir as camisas do Corinthians, do Mjällby e da Alajuelense, o meia Marcelo Sarvas chegou aos EUA em 2011 para fazer parte do esquadrão estrelado do LA Galaxy. Em três temporadas na equipe, jogou 88 partidas e balançou as redes nove vezes. Atualmente, trabalha na base da franquia junto com ex-meia Juninho.

David Júnior Lopes (Los Angeles Galaxy 2012)

Neste domingo (19), o ex-jogador David Lopes completará 38 anos de vida. Há oito anos atrás, ele também conquistou a MLS Cup. Após ser campeão pelo Athletico Paranaense e uma longa trajetória no fuebol europeu, Lopes foi contratado pelo Chivas USA, mas acabou sendo trocado com o Galaxy. Em um ano na nova casa, jogou 17 vezes. Apesar de não ter marcado nenhum gol, colocou mais um título em seu currículo.

PUBLICIDADE

Benny Feilhaber (Sporting Kansas City 2013)

Assim como Curt Onalfo, Feilhaber também nasceu por aqu. Porém, o carioca conseguiu jogar uma Copa do Mundo com a camisa da seleção principal dos Estados Unidos. Em 2013, disputou 27 partidas, marcou três gols e jogou como títular na grande decisão contra o Real Salt Lake.

Depois de vestir a camisa do SKC, jogou mais três anos na elite do soccer. Ao final da última temporada, anunicou a sua aposentadoria.

Jeanderson (Portland Timbers 2015)

Jogando atualmente pelo Nova Iguaçu-RJ, o lateral Jeanderson Salvador Pereira também conquistou a Major League Soccer. Contratado pelo Portland Timbers em dezembro de 2014, ele ficou apenas uma temporada, sendo que jogou apenas três partidas.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Haja grana! Veja quais são os dez jogadores mais valiosos da MLS

3 jogos da MLS para ficar de olho no retorno da liga americana

PUBLICIDADE