Home Futebol Como Kalou “fez” Cruyff culpar ministra por eliminação da Holanda na Copa do Mundo

Como Kalou “fez” Cruyff culpar ministra por eliminação da Holanda na Copa do Mundo

Atacante marfinense foi anunciado como novo reforço do Botafogo. Com história no Chelsea, o jogador quase foi naturalizado holandês a pedido de Johan Cruyff

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

O atacante Salomon Kalou é nova contratação “aleatória” do futebol brasileiro. Após acertar com o japonês Keisuke Honda, o Botafogo anunciou nesta quinta-feira (9) a chegada do atacante da Costa Marfim, que passou por Chelsea, Feyenoord, Hertha Berlim e Lille, com contrato até o fim de dezembro de 2021.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJMNHp5dTBaUSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE

Kalou foi revelado pelo Feyernoord, da Holanda, após se destacar ainda jovem nas categorias de base do ASEC Mimosas, da Costa do Marfim, seu país-natal. Porém, seu sucesso na Europa despertou o interesse da seleção holandesa antes da Copa do Mundo de 2006.

A possibilidade do marfinense se naturalizar para disputar o Mundial pela Holanda foi cotada por grandes nomes da história do futebol, como Van Basten, treinador da Seleção, e Johan Cruyff. A equipe europeia era era comandada pelas estrelas Arjen Robben, Van Nistelrooy e Robin van Persie, mas a ideia era ter Kalou, aos 21 anos, como grande substituto.

Porém, a tentativa de naturalização foi negada pela Ministra da Imigração, Rita Verdonk, na época. Para o atacante jogar pela Holanda, seria necessário estar no país por cinco anos. Kalou, porém, recebeu uma oferta do Chelsea antes do início da quinta temporada e acabou acertando. Mesmo tentando e contando com ajuda de grandes nomes do país, o marfinense não conseguiu a liberação.

“Eu estava jogando bem pelo Feyenoord, então o técnico Van Basten queria que eu jogasse a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Holandesa. Mas eu estava no país havia quatro anos, e para ter a cidadania holandesa você precisa ficar lá cinco anos. Ocorreram alguns problemas políticos, então as coisas não deram certo”, disse, anos depois, Kalou, que optou por ir ao Chelsea na temporada seguinte.

PUBLICIDADE

“Se esperasse mais um ano, poderia pegar o passaporte holandês, mas aí apareceu a oportunidade de assinar com o Chelsea. Tive de fazer uma escolha: ou ficava mais um ano no Feyenoord e jogaria pela Seleção Neerlandesa ou viria para o Chelsea e atuaria com grandes jogadores. Foi uma decisão difícil, mas optei pelo Chelsea e não me arrependo”, comenta Kalou.

A ausência de Salomon Kalou na Copa do Mundo de 2006 foi motivo para Johan Cruyff culpar a Ministra pela eliminação da seleção holandesa nas oitavas. “Não quero dizer que a ministra tenha toda a culpa, mas ela certamente tem parte dela”.

“Com a rejeição, a Holanda foi jogada em uma situação que, se Robben e Van Persie não estivessem jogando bem, não haveria nenhuma alternativa. Salomon Kalou nos teria dado uma. Qualquer um que tenha assistido à Copa do Mundo e viu o efeito dessa decisão em nossa equipe não vai me convencer que isso (a liberação de Kalou) não afetaria os interesses nacionais”, ressaltou Cruyff na época, sobre a necessidade de contar com Kalou na Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Oficial! Salomon Kalou, ex-Chelsea e Lille, é o novo reforço do Botafogo

Honda critica regulamento do Carioca: “Nunca vi um torneio sem prorrogação ou disputa de pênaltis”