Home Futebol País ganha força para abrigar possível retomada da Libertadores em sede única

País ganha força para abrigar possível retomada da Libertadores em sede única

Torneio está paralisado desde 12 de março em virtude da pandemia do novo Coronavírus na América do Sul

Luiz Felipe Longo
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

A Conmebol estuda alternativas para o retorno da Copa Libertadores da América ainda em 2020. De acordo com informações do jornal Ovación, uma alternativa seria retomar a competição em sede única. Com isso, o Uruguai ganha força por ser um dos lugares que tem situação mais controlada no continente.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Essa possibilidade foi levantada pelo presidente da AUF (Associação Uruguai de Futebol), Ignacio Alonso, em conversa com o vice-ministro de Desenvolvimento Social do país, Armando Castaingdebat, e o secretário da presidência Alvaro Delgado. Os três comentaram sobre o torneio com o presidente Luis Lacalle Pou, que gostou.

Segundo a publicação, Alonso informou a Lacalle Pou que a alternativa poderia ser adotada pela Conmebol para o retorno da Libertadores. Por isso, a entidade responsável pelo futebol no continente já até prepararia um protocolo sanitário a ser seguido pelas equipes participantes.

PUBLICIDADE

O Uruguai, então, ganha mais um ponto. Além dos números considerados baixos (952 casos e 28 mortes), especialistas estimam que o ritmo de mutação do vírus no país seria menor em relação a outros vizinhos da América do Sul. Dessa forma, a chance de contágio seria menor e possibilitaria o retorno do torneio.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIS1Y3d2ROTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Mudança de formato na Libertadores não é descartada

Entretanto, ao mesmo tempo em que a Libertadores poderia ser disputada em sede única, isso implicaria em mudanças no regulamento. Além disso, ainda há preocupações com protocolos sanitários desde o aeroporto até os hotéis onde as 32 delegações ficariam hospedadas, assim como os estádios que receberiam os jogos.

Por conta desses inevitáveis gastos, a entidade está confiante na retomada do torneio sem alterações no regulamento. Desse modo, as partidas aconteceriam na casa de cada um dos times, mas sem a presença dos torcedores para evitar possível propagação do vírus.

PUBLICIDADE

A Libertadores foi paralisada em 12 de março. Na ocasião, a segunda rodada da fase de grupos foi concluída, mas nenhuma outra partida conseguiu ser disputada.

Uruguai é ilha em meio a caos na América do Sul

Apesar da discussão ainda embrionária sobre a Libertadores, o Uruguai seria um dos poucos lugares capazes de receber a competição. Isso porque, a maior parte dos seus vizinhos vive situação bastante complicada com os números do novo Coronavírus.

O Brasil é o segundo com mais casos (1,55 milhão) e mortes (63.409), atrás apenas dos Estados Unidos. Já Peru (295.599 casos e 10.226 mortes) e Chile (291.847 casos e 6.192 mortes) sofrem com crescente nos casos. A Argentina, mesmo com uma rígida quarentena, viu os números subirem nos últimos dias (72.786 casos e 1.453 mortos).

LEIA MAIS
CLÁSSICOS PELA COPA DA INGLATERRA TÊM DATAS E HORÁRIOS CONFIRMADOS; CONFIRA

PUBLICIDADE