Home Futebol Só pintura! 7 jogadores que esbanjaram categoria em momentos decisivos

Só pintura! 7 jogadores que esbanjaram categoria em momentos decisivos

Golaços em finais de Champions League, cavadinhas na Copa do Mundo e outros lances mágicos do futebol foram protagonizados em momentos de decisão

Por Daniel Gois em 01/07/2020 07:00 - Atualizado há 5 anos

Michael Steele/Getty Images

Lionel Messi chegou ao gol 700 de forma mágica: cobrando pênalti com cavadinha, quando o Barcelona empatava por 1 a 1. Um erro custaria caríssimo. Mas a categoria do craque argentino falou mais alto. Assim como Messi, outros jogadores marcaram gols incríveis em situações de decisão. Confira sete nomes.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ0a0dVVk5BUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Toni Kroos

A campanha da Alemanha na Copa do Mundo de 2018 foi abaixo do esperado, mas um lance protagonizado por Toni Kroos valeu o ingresso. A então campeã do mundo empatava com a Suécia por 1 a 1. Foi quando Kroos, aos 49 minutos do segundo tempo, teve falta para cobrar no lado esquerdo, bem próximo da entrada da área.

Cruzar para outros jogadores? Que nada. Kroos cobrou curtinho com Reus, que ajeitou para o meia mandar com efeito na gaveta, superando o goleiro Olsen. Apesar da vitória de virada, a Alemanha perdeu o jogo seguinte para a Coreia do Sul, por 2 a 0, e foi eliminada na fase de grupos.

Bale

Disputar uma final de Champions League é privilégio para poucos jogadores. Marcar um gol de bicicleta na decisão, muito menos. Mas Gareth Bale tratou de unir as duas coisas na final de 2017/18, disputada por Real Madrid e Liverpool. O galês saiu do banco de reservas aos 15 do segundo tempo e só precisou de três minutos para acertar uma linda bicicleta, após cruzamento do brasileiro Marcelo. O golaço deixava o placar em 2 a 1 para o Real.

Vinte minutos depois, ainda deu tempo de Bale marcar novamente, agora com grande falha do goleiro Karius. Era a 13ª vez que o Real Madrid chegava ao topo do futebol europeu.

Cristiano Ronaldo

Antes de Bale, outro craque do Real Madrid também marcou de bicicleta em um jogo de Champions League, mas agora nas quartas de final, em 2018. Era o jogo de ida, em Turim, casa da Juventus. Nada disso pôde parar Cristiano Ronaldo. Ele já havia marcado um gol no jogo, mas o melhor estava por vir. Na segunda etapa, após cruzamento de Carvajal, CR7 emendou uma bicicleta que fez o lendário Gianluigi Buffon ficar só olhando. Motivo de aplausos vindos da torcida adversária.

Meses depois, o craque português assinaria outra pintura, mas dessa vez na Copa do Mundo da Rússia. O empate por 3 a 3 com a Espanha só foi possível porque Cristiano Ronaldo marcou um belo gol de falta, aos 42 minutos do segundo tempo – que também deixou o goleiro De Gea só olhando. Antes disso, CR7 já havia marcado os outros dois gols portugueses.

GOLAAAÇO DO REAL MADRID! Cristiano Ronaldo marca com uma bicicleta espetacular!

Loco Abreu

O atacante uruguaio ficou marcado pela frieza nas cobranças de pênalti, adotando a cavadinha. Loco Abreu abusou dela em duas decisões, ambas em 2010. Na final da Taça Rio, Abreu teve um pênalti para cobrar aos 26 minutos do segundo tempo, quando Botafogo e Flamengo empatavam por 1 a 1. Não deu outra: cavadinha com a bola batendo no travessão e morrendo lá dentro. O gol deu o título ao Glorioso, que já havia conquistado a Taça Guanabara, sendo assim o campeão carioca de 2010.

A maior competição do futebol mundial não ficou sem uma cavadinha de Loco Abreu. Nas quartas de final, o Uruguai enfrentou a seleção de Gana. Um duelo emocionante, com Luis Suárez expulso, e que só foi decidido na disputa por pênaltis. O atacante foi o responsável pela quarta cobrança. Novamente, lá estava o pé esquerdo de Loco Abreu, agora com uma cavadinha mais baixa, sem acertar o travessão. E o Uruguai se classificava para as semifinais.

Zinedine Zidane

Cavadinha em Copa do Mundo é para poucos jogadores. Em uma final, pior ainda. Mas foi assim que Zinedine Zidane marcou o único gol da França na decisão da Copa de 2006, diante da Itália, que terminou empatada em 1 a 1 após duas prorrogações. Semelhante à cobrança de Loco Abreu no Botafogo, a bola de Zidane bateu no travessão e morreu lá dentro, deixando o goleiro Buffon no chão.

Mas a magia de Zidane ficou ofuscada no fim da prorrogação. Após ser provocado pelo zagueiro Materazzi, o francês deu uma cabeçada no peito do jogador italiano e foi expulso de forma direta. Na decisão por pênaltis, a Itália venceu por 5 a 3 e ficou com o tetra. Foi a última partida da carreira de Zidane.

Ronaldinho

Magia era algo que não faltava para o ‘Bruxo’. Isso ficou evidente lá em 2002, quando R10 tinha 22 anos e estava com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo disputada entre Japão e Coreia do Sul. O jogo era Brasil x Inglaterra, pelas quartas de final. No início do segundo tempo, o placar marcava 1 a 1. Mas isso mudou num piscar de olhos.

Aos quatro minutos, Ronaldinho teve falta pra cobrar na lateral-direita, na intermediária do ataque. Todos os jogadores, inclusive o goleiro David Seaman, esperavam que Ronaldinho levantasse a bola na grande área. Mas o meia percebeu que o arqueiro inglês estava adiantado e mandou direto, no ângulo direito. Foi o gol que classificou o Brasil para as semifinais. Mais tarde, a equipe de Luiz Felipe Scolari conquistou o pentacampeonato.

Rivaldo

Era a última rodada do Campeonato Espanhol 2000/01. O Barcelona precisava vencer o Valencia para não ficar fora da próxima Champions League. Foi quando a estrela do brasileiro Rivaldo brilhou no Camp Nou. O meia marcou dois belos gols, um de falta e outro chutando de fora da área, que decretavam o empate em 2 a 2 – e, até então, o Barça ficava fora do G-4. Mas uma verdadeira pintura saiu da caixinha.

Aos 43 do segundo tempo, Rivaldo recebeu na meia lua, matou no peito e acertou uma linda bicicleta, no canto esquerdo, para delírio dos torcedores catalães. A vitória fez o Barça terminar o campeonato na quarta posição, com vaga assegurada na Champions League seguinte. A atuação de Rivaldo contra o Valencia é considerada por muitos a maior do meia pelo time catalão.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

Estudo atesta presença de racismo estrutural nas falas de comentaristas de TV

Ronaldo ou Rivaldo: Quem foi melhor na Copa do Mundo de 2002?

10 jovens jogadores do Brasileirão que estão no radar de clubes europeus

Exit mobile version